terça-feira, 31 de março de 2009

O Coelho da Vizinha

Um bicho tão fofinho,

É o coelho da vizinha,

Ele só tem um aninho,

E não anda, só engatinha...

Ele é engraçadinho,

Come e pula sem parar,

Tem um dente bem grandinho,

E o rabinho para o ar...

Tem os olhos bem vermelhos,

E seu corpo é branquinho,

Nunca vi nenhum coelho,

Que seja mais engraçadinho...

Aline Garroux

http://www.scrapbookbrasil.com/comunidade/showthread.php?t=137

segunda-feira, 30 de março de 2009

Planificação Semanal de 30 de Março a 3 de Abril


Segunda - Rasgar folhas de jornal ou revistas velhas em tiras finas e grossas e colá-las numa folha de papel A3, e posteriormente com pincel grosso, calcar os retalhos utilizando tintas (Técnica Rasgagem/Colagem/Pintura ).

Material a utilizar: jornais/revistas; cola; pincel e tintas.

Terça - Decoração de flor cortada em cartolina, pintar com os dedos utilizando tintas de cores diferentes (Técnica Pintura).

Material a utilizar: molde de flor (nº 60A), em cartolina cor de rosa, tintas.

Quarta - Mobilidade Física: jogos de movimento utilizando bolas, em que a criança apanha/atira a bola explorando o espaço (Técnica Habilidades de Manipulação).

Material a utilizar: bolas

Quinta “Dia Internacional do Livro Infantil” - Recorrendo ao desenho impresso “Livro Infantil”, colorir, utilizando lápis e cera (Técnica Pintura”).

Material a utilizar: desenho impresso (molde nº 61), lápis de cera.
Não Esquecer: Recortar o desenho do livro já colorido e colá-lo numa folha de cartolina colorida. Escrever o nome/data festiva, e ainda a frase: “Um Livro Amigo!!”. Criança leva para casa lembrança.

Sexta - Continuação do trabalho do dia 31/03 , colar no centro da flor retalhos de papel amarelo, para dar efeito de relevo (Técnica Colagem)

Material a utilizar: papel amarelo crespo.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Chegou a Primavera


Para festejar o início da Primavera, a Ama Isabel Zambujo e as crianças elaboraram um passáro muito colorido.

Boa Primavera.

quinta-feira, 26 de março de 2009

O Menino Azul


O menino quer um burrinho
para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.
O menino quer um burrinho
que saiba dizer
o nome dos rios,
das montanhas, das flores,
— de tudo o que aparecer.

O menino quer um burrinho
que saiba inventar histórias bonitas
com pessoas e bichos
e com barquinhos no mar.

E os dois sairão pelo mundo
que é como um jardim
apenas mais largo
e talvez mais comprido
e que não tenha fim.

(Quem souber de um burrinho desses,
pode escrever
para a Ruas das Casas,
Número das Portas,
ao Menino Azul que não sabe ler.)

Cecília Meireles

quarta-feira, 25 de março de 2009

Dia da Água

A imagem representa o resultado da actividade do dia da água. Lembrem-se, a água é um bem precioso e esgotável, preservem-no.
Poupe água.
Clique sobre o link que a abaixo se apresenta e veja quais são as 10 maneiras mais fáceis de poupar água.
http://www.aprh.pt/texto/10pouparagua.htm

terça-feira, 24 de março de 2009

Jogo de Imagens

Jogo de correspondência de imagens, este jogo é muito fácil de elaborar, a Ama coloca sobre a manta ou mesa um conjunto de cartões com imagens (casa, gato, cão, porta, janela, …), na sua mão ou num saco a Ama tem outros cartões, mais pequenos, com as mesmas imagens, cada criança, à sua vez, retira um cartão e coloca sobre a imagem correspondente.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Planificação Semanal de 23 a 27 de Março


Dia 23Dia da Água - Colorir desenho impresso “Peixinho na água” e com bolinhas de papel azul claro, colá-las no interior do aquário, à volta do peixe (Técnica Pintura/Colagem).

Material a utilizar: desenho impresso (molde nº 59), lápis de cor grossos, papel A4 azul claro, cola.
Não Esquecer: recortar o contorno do aquário e escrever “Dia da Água”.

Dia 24 - Fazer modelagem com plasticina, por forma a modelar flores de diferentes tamanhos (Técnica Modelagem).

Material a utilizar: plasticina

Dia 25 - Mobilidade Física: escurecer a sala e a criança tenta alcançar foco de luz em movimento (Habilidade de Locomoção orientada).

Material a utilizar: foco de luz.

Dia 26 - Recorrendo ao desenho impresso “árvore da primavera”, utilizando tinta vermelha e cotonetes, pintar maçãs sobre a mesma, e tinta amarela, na parte inferior da folha, por forma a fazer o chão (Técnica Pintura).

Material a utilizar: desenho impresso (molde nº 60), tintas

Dia 27 – Dia Mundial do Teatro Infantil - Por detrás de um biombo/sofá/porta a ama, recorrendo a um ou mais fantoches, apresenta uma história simples, para a criança visualizar a mesma, e posteriormente explorar o(s)fantoche(s) livremente (Técnica Visualização de uma dramatização, percebendo a diferença entre palco/audiência).

Material a utilizar: fantoches.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Como fazer o elefante?



Ontem, as crianças ofereceram ao pai uma lembrança, um porta canetas muito bonito. Para facilitar o trabalho das Amas, a equipa elaborou etapa a etapa o procedimento para a sua concretização.
Se gostou do produto final, pegue na sua criatividade e empenho e construa um para si também.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Dia do Pai

Adoro-te Pai.
Este presente é para ti.
Um dia feliz.

quarta-feira, 18 de março de 2009

O Conto Infantil


Ouvir e contar histórias é fundamental para o desenvolvimento da identidade da criança, pois através dos contos ela tem a possibilidade de ensaiar os seus papéis na sociedade, adaptando-se a situações reais e colocando-se dentro da história, como também desencadeia idéias, opiniões, sentimentos e criatividade, antecipando situações que a criança só iria experimentar na vida adulta.
Os contos proporcionam o desenvolvimento da imaginação, socialização em grupo, percepção de mundo, construção da identidade e a autonomia da criança.

Miguel Marelenquelem
Berenice Rocha Zabbot Garcia
http://www.alb.com.br/anais14/Sem09/C09046.doc

terça-feira, 17 de março de 2009

A Importância da Fruta

No mundo dos miúdos fruta não é sinónimo de sobremesa e é quase sempre vista com desconfiança e de soslaio ou, pior, com um protesto barulhento. A roda dos alimentos alerta para a importância da fruta na nossa dieta, mais especificamente 3 a 5 peças médias por dia. Quanto mais tarde (tentar) habituar a pequenada a comer fruta, mais resistência encontrará, por isso, inspire-se nestes truques e traga já hoje a fruta para a mesa… é de “pequenina que se torce a tangerina”!
· Uma salada de fruta colorida e apresentada na sua taça preferida (nem que seja na dos cereais!) é sempre apetecível… mesmo que comecem a escolher umas frutas em detrimento das outras, o importante é que ingiram alguma!
· Utilize, por exemplo, os moldes de bolachas para cortar a fruta em formas divertidas como corações ou estrelas; ou então prepare “espetadas” de frutas. Os miúdos adoram comer a brincar, por isso, faça-lhes a vontade.
· Um batido de fruta, principalmente no Verão, é algo que pode ter no frigorífico para a pequenada ir bebendo ao longo de uma tarde de sábado ou domingo, assegurando assim o consumo de importantes nutrientes.
· Se tiver um espremedor de fruta (seja manual ou eléctrico) envolva as crianças na confecção de sumos 100% naturais, nomeadamente no Inverno, altura em que as laranjas estão no seu melhor e em que mais precisamos de vitamina C. Não vão conseguir resistir ao sumo que eles próprios prepararam!
· Sempre que fizer gelatina, faça questão de incluir pedaços de fruta pelo meio. Para uma sobremesa alternativa, porque não um banana split?
· De vez em quando surpreenda-os com panquecas ou crepes, servindo-os com diversas taças de fruta para eles escolherem (e comerem!) as suas próprias coberturas.
· Experimente congelar fruta, nomeadamente morangos e bananas, colocando-os num pau, o que lhes faz parecer chupa-chupas… as crianças vão adorar estes sabores e texturas alternativas!
· Não se esqueça que os frutos secos também são fruta, por isso, tenha sempre na despensa amêndoas, amendoins, cajus, avelãs, nozes, pinhões, passas de corinto, ameixas, damascos e figos secos. São um óptimo snack!
· No Verão, façam os vossos próprios gelados (existem cuvettes específicas para estes mimos refrescantes!) com recurso a sumos de fruta 100% naturais.
· Existem inúmeras receitas de doces fáceis e nutritivos que têm na fruta um dos seus principais ingredientes: queques de banana e chocolate, pizza de fruta, tarte de ruibarbo e mirtilos, mousse de maçã, bolo de laranja, tarte de morangos… Esta é uma das formas mais inteligentes e saborosas de assegurar a porção diária recomendada de fruta dos seus filhos.
· Sempre que estiverem em casa (fim de semana, feriados, férias) deixe um prato ou taça com fruta cortada junto do local onde as crianças estão a brincar para irem trincando.
· A hora do lanche é uma das melhores refeições para integrar a fruta: faça uma mistura original de cereais, nozes e uvas passas; junte pedaços de fruta, como banana, kiwi ou morango ao iogurte ou então aos seus cereais preferidos; sirva bolachas ou tostas com fatias finas de queijo e maçã; asse um tabuleiro de castanhas.
· Da próxima vez que for ao supermercado, dê ao seu filho(a) a possibilidade de escolher uma fruta ao seu gosto, combinando que essa será a sobremesa que vão preparar juntos para o almoço ou o jantar. Repita a experiência sempre que possível, incentivando a pequenada a escolher sempre uma fruta diferente.
· Como adulto, mostre aos miúdos o quanto gosta de fruta, da sua enorme diversidade e das várias maneiras de serem consumidas: como sabe, as crianças imitam tudo e esta é uma atitude que vale a pena transmitir.

http://pequenada.com/artigos/como-convencer-pequenada-comer-fruta

segunda-feira, 16 de março de 2009

Planificação Semanal 16 a 20 de Março


Segunda - Numa folha A4 verde-claro fazer carimbagem, recorrendo a carimbos variados (Técnica Carimbagem).

Material a utilizar: folha A4, carimbos, almofada.

Terça - Em desenho impresso de “elefante” colorir com um dedinho ou cotonete, utilizando as tintas azul e branca (Técnica Pintura).

Material a utilizar: desenho impresso (molde nº 57A), tintas, cotonetes.
Não Esquecer: para elaboração da lembrança do dia do pai seguir o plano de execução ilustrado (etapa a etapa).

Quarta - Mobilidade Física: fazer o jogo das cadeiras, em sintonia com o som de uma música. Enquanto se ouvir a música as crianças dançam à volta das cadeiras, e quando esta para as crianças sentam-se (Técnica Execução de Habilidades de Locomoção).

Quinta - Recorrendo ao trabalho da terça-feira (17/03/09), do “elefante querido” colar bolinhas feitas em papel crepe amarelo, na base circular (Técnica Colagem).

Material a utilizar: trabalho anterior, papel crepe amarelo e cola.
Não Esquecer: rever o plano de execução ilustrado, e concluí-lo até ao produto final; escrever nome/data, para criança oferecer lembrança ao pai.

Sexta - Recorrendo ao desenho impresso “Flor Sorriso” colorir desenho com lápis de cera, e colar retalhos de papel de lustro na flor coloridos correspondentes à cor que utilizaram (Técnica Pintura/Colagem).

Material a utilizar: desenho impresso (molde nº 58), lápis de cera, papel de lustro, cola.
Não Esquecer: escrever “Viva a primavera”, data e nome, e criança leva para casa lembrança

sexta-feira, 13 de março de 2009

Cantinho da Poesia


Dois Meninos

Meu menino canta, canta
Uma canção que é ele só que entende
E que o faz sorrir.
Meu menino tem nos olhos os mistérios
Dum mundo que ele vê e que eu não vejo
Mas de que tenho saudades infinitas.
As cinco pedrinhas são mundos na mão.
Formigas que passam,
Se brinca no chão,
São seres irreais...
Meu menino d'olhos verdes como as águas
Não sabe falar,
Mas sabe fazer arabescos de sons
Que têm poesia.
Meu menino ama os cães,
Os gatos, as aves e os galos,
(São Francisco de Assis em menino pequeno)
E fica horas sem fim,
Enlevado, a olhá-los.
E ao vê-lo brincar, no chão sentadinho,
Eu tenho saudades, saudades, saudades
Dum outro menino...
Francisco Bugalho, in "Canções de Entre Céu e Terra"

quinta-feira, 12 de março de 2009

Intoxicações


A próxima vez que se dirigir à sua farmácia procure um panfleto, igual ao da imagem, intitulado “Histórias de Acordar – O Principezinho e o Xarope”.
Este documento contém informações bastantes úteis, tais como: procedimentos para evitar as intoxicações com medicamentos e o que fazer em caso de intoxicação.
Adquira e leia o prospecto, contudo, em caso de intoxicação, telefone para o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do INEM:
808 250 143
Este serviço médico funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano. Para cada situação serão aconselhadas as medidas que deverá tomar. Procure dar informações que possam ajudar o CIAV a identificar a situação, designadamente:
Quem – idade, sexo, gravidez, etc.
O quê – produto, animal, planta, cogumelo
Quanto – quantidade de produto, tempo de exposição
Quando – há quanto tempo
Onde – em casa, no campo, na fábrica, etc.
Como – em jejum, com alimentos, com bebidas alcoólicas, etc.
A sua colaboração é fundamental. Preste atenção às perguntas efectuadas.
Siga as instruções indicadas.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Visita da Enfermeira Irene Blayer

A enfermeira Irene foi visitar o espaço das Amas de Angra do Heroísmo. A sua visita foi bastante pertinente, uma vez que permitiu às Amas o esclarecimento de dúvidas e a aquisição de novos conhecimentos.
Mais uma vez obrigado pela colaboração.
Ainda bem que nos visita todos os meses.

terça-feira, 10 de março de 2009

O Felpudo Gato Sorridente

Vejam, fiquei um gato muito engraçado. A criança que me fez teve muita atenção aos pormenores e tornou-me o gato mais bonito das redondezas.
Estou fantástico, não estou, MIAU…MIAU.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Planificação semanal de 9 a 13 de Março


Dia 9 - Utilizando folha de papel A4 colorida azul desenhar círculos (fazer movimentos circulares) com lápis de cera de cor clara (branco ou amarelo) (Técnica Pintura– Exercitar traço gráfico).

Material a utilizar: folha A4, lápis de cera.

Dia 10 - Na mesa de trabalho, proceder à apresentação/exploração de um livro variado com imagens ilustradas (Técnica Visualização de uma história com imagens).

Material a entregar: livro infantil com imagens ilustradas.

Dia 11 - Mobilidade Física: andar sobre uma linha contínua traçada no chão (giz ou fio da lã) (Técnica de Execução de Habilidades de Equilíbrio).

Dia 12 - Utilizando desenho impresso “maçãs frescas” pintar apenas o fundo recorrendo a lápis grossos de cor castanha. Com lápis de cor verde desenhar/pintar folha em falta (Técnica Pintura).

Material a utilizar: desenho impresso (molde nº 57); lápis de cor grossos.

Dia 13 - Recorrendo ao trabalho do dia anterior (“maçãs frescas”) fazer bolinhas com papel crepe vermelho e colá-las no interior das maçãs. (Técnica Colagem/Exercitar motricidade fina).

sexta-feira, 6 de março de 2009

Estampagem

A estampagem é uma actividade que as crianças apreciam muito, o desenho apresentado foi elaborado com tintas de várias cores e uma bola, de papel ou lavável, serviu como objecto que entra em contacto com a tinta e que depois é calcado sobre o papel.

quinta-feira, 5 de março de 2009

quarta-feira, 4 de março de 2009

A Bata da Ama Isabel


Mais uma bata bonita, as Amas têm muita criatividade, imaginação e empenho.
Parabéns.

terça-feira, 3 de março de 2009

O Gato Sorridente

A imagem ilustra uma das crianças da Ama no processo de realização da actividade de ontem. Hoje, o gato ainda vai ficar mais bonito, coberto de lã e com um nariz rosa.
Bom trabalho.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Planificação semanal de 2 a 6 de Março


Segunda – Colorir desenho impresso “Gato Sorridente”, recorrendo a lápis de cera amarelo e laranja (Técnica Pintura).

Terça – Utilizando o trabalho do dia anterior, colar fios de lã castanhos/bege, de forma a imitar o pêlo do gato e colar um retalho de papel rosa no nariz (Técnica Colagem).

Quarta – Mobilidade Física: andar pela sala, até determinados objectos de referência, imitando um gato (posição de gatas), imitando também certos comportamentos e posturas dos gatos (dormir, coçar, lavar, saltar brincar, …) (Técnica de Execução de Habilidades de Locomoção/Equilíbrio/Manipulação).

Quinta – Realização de jogos de encaixe na mesa de trabalho (técnica de Encaixe).

Sexta – Fazer modelagem em plasticina de figuras reconhecíveis e alusivas à natureza, árvores, flores, animais… (Técnica Modelagem).