sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A tromba do elefante

Que elefante mais engraçado, e que bela tromba tem.
Como se chama? Que idade ele tem?

Chama-se Afonso Vaidade e tem dois anos de idade.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

"Frio de Rachar"


As imagens ilustram dois dos resultados obtidos na realização de uma actividade proposta no mês de Janeiro.
Contudo, e com o frio persistente não custa lembrar que estas condições atmosféricas, mesmo que sem neve, podem ser divertidas.
Tire proveito, com as suas crianças, das condições climáticas que existirem, transforme as condicionantes voláteis do tempo em recursos pedagógicos.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Bichinho Gato


Bichinho gato
que comeste tu?
sopinhas de leite
Guardaste-me delas?
Guardei, guardei
Onde as puseste?
Atrás da arca
Com que as tapaste?
Com o rabo da gata
Sape, sape, sape gato

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

As crianças e a televisão: Idade e Quantidade

As crianças e a televisão: idade e quantidade
Serviço de Pediatria do Hospital de Braga 2008-09-17

Pode ser tentador entreter o seu bebé diante do ecrã (e note-se que ecrã inclui não só a televisão, mas também DVD, jogos de vídeo, etc.), mas a American Academy of Pediatrics recomenda peremptoriamente: "Não o faça!"

A televisão representa para as crianças a mesma atracção que para os adultos: o mundo maravilhoso das descobertas, de poder conhecer realidades longínquas, histórias fantásticas e culturas diversas, sem sair do lugar. Logicamente que programas adequados, que transmitem ideias positivas, podem trazer algum benefício aos nossos filhos, mas não podemos esquecer que o contrário também é bem verdade e que nem sempre as mensagens que a televisão passa são aquelas que, como pais, gostaríamos de transmitir.
Além disso, se nos preocupamos e controlamos o que as nossas crianças comem, quanto tempo dormem, com quem brincam, não devemos controlar também quanto e quando vêem televisão?Devemos estar conscientes que a televisão, pela importância que adquiriu nos dias de hoje, desempenhando um papel central e ocupando um lugar de destaque na vida da maioria das famílias, pode afectar a saúde da criança.
Antes de mais, aos papás que se preocupam com os riscos e benefícios que a televisão traz aos seus filhos, importa esclarecer desde já que a televisão, só por si, não induz qualquer problema de visão, mesmo quando está muito próxima da criança. De qualquer forma, ver televisão não é uma actividade inócua, e, dependendo da idade da criança, as recomendações são variáveis, de modo que cada criança aproveite só o melhor que a televisão tem a oferecer.
Até aos 2 anos
Os dois primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento da criança. Mesmo com a programação desenvolvida e dirigida especificamente para esta faixa etária, os especialistas mostram grandes reservas, em particular nos casos em que há marcas de brinquedos, jogos ou outros produtos envolvidos. Foi levantada também a hipótese de existir uma relação entre a televisão em idades precoces e o desenvolvimento posterior de PHDA (perturbação de hiperactividade e défice de atenção), embora alguns especialistas da área não concordem e não haja nenhum estudo que comprove esta relação. Está ainda aberta a questão quanto ao potencial impacto positivo que a televisão possa ter nesta idade, enquanto os benefícios da relação entre os pais e filhos estão bem estabelecidos. Portanto, abaixo dos 2 anos, falar, cantar, ouvir música, jogar, ler e brincar são de longe actividades muito mais importantes do que qualquer programa de televisão. Pode ser tentador entreter o seu bebé diante do ecrã (e note-se que ecrã inclui não só a televisão, mas também DVD, jogos de vídeo, etc.), mas a AAP (American Academy of Pediatrics) recomenda peremptoriamente: "Não o faça!"
A partir dos 2 anos
A partir desta idade, e até à adolescência, as recomendações dos especialistas não são tão veementes e a regra deve ser o bom senso. Alguns estudos mostraram até que em crianças entre os 3 e os 5 anos, devidamente doseado e com programas seleccionados, ver televisão pode melhorar discretamente a performance de leitura. No entanto, se o seu filho perder demasiadas horas diante do ecrã, em detrimento de outras actividades, como a leitura (a ler ou a lerem-lhe) ou a música, isso poderá afectar as suas capacidades cognitivas, uma vez que ver televisão é uma actividade muito mais passiva que exige muito menos do cérebro.
É inegável que a televisão, expondo os conteúdos certos, é um excelente meio de entretenimento e de educação, alargando horizontes e mostrando coisas às quais sem elas muitas pessoas nunca teriam acesso.
Segundo a AAP,as crianças desta idade não deveriam ver mais do que 1 a 2 horas de programas de qualidade por dia, pois os riscos de ver muita televisão são bem conhecidos e estudados: obesidade, alteração dos padrões de sono, violência e agressividade, comportamentos de risco, estereotipagem (muitas vezes de forma errada) racial e dos papéis de género.
Joana Dias,com a colaboração de Augusta Gonçalves, pediatra do Hospital de São Marcos em Braga

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Planificação Semanal de 22 a 26 de Fevereiro


Hoje: Em folha A4 colorida, utilizando objectos variados, de pequena dimensão e lápis de cor, reproduzir formas de objectos, através do seu contorno (Técnica de Desenvolvimento de Motricidade Fina).

Material a utilizar: folha A4, lápis de cor, objectos.

Terça: Na mesa de trabalho, visualizar a apresentação/exploração de um livro variado com imagens ilustradas (Técnica de Desenvolvimento da Memória Visual).

Material a utilizar: livro com imagens ilustradas.

Quarta: Mobilidade Física: a criança terá de alcançar (desviando objectos, empurrando, contornando, saltando, ou passando por cima de almofadas) vários objectos seleccionados, que estarão semi-escondidos no espaço, no meio de cadeiras, almofadas, tapete, brinquedos maiores (Técnica Realização de Habilidades de Locomoção/Equilíbrio/Manipulação).

Material a utilizar: objectos/brinquedos diversos

Quinta: Modelar plasticina por forma a recriar um jardim no Inverno, em figuras de pequena dimensão e em relevo, tais como: árvores com galhos, folhas, caracol, minhocas…, recorrendo a acessórios diversos (Técnica Modelagem).

Material a utilizar: plasticina, acessórios.
Não Esquecer: providenciar 4 pratos de plástico para actividade do dia seguinte.

Sexta:
Recorrendo às figuras modeladas do dia anterior, colocá-las na base do prato de plástico, através de calcamento, de forma a ficarem na posição vertical. Recolher em espaço exterior, caso o tempo o permita, pequenas folhas, galhos e pedrinhas naturais, para colá-los no prato de plástico e decorar o jardim (Técnica Calcamento e Colagem).

Material a utilizar: figuras modeladas do dia anterior, elementos naturais, cola, pincel.Não Esquecer: cada criança elabora o seu mini-jardim.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Portal da Criança


“O site www.portaldacrianca.com.pt é um portal on-line dirigido a todos os agentes educativos (pais, educadores, profissionais da educação) e público em geral, que aglomera um conjunto vasto de informação útil e actualizada no âmbito dos vários serviços prestados a crianças.
Este projecto é gerido pelo CCEB – Centro Clínico e Educacional da Boavista, Lda., entidade que tem por objecto a prestação de serviços na área da saúde e educação, desde o ano de 2001.
No Centro Clínico e Educacional da Boavista entendemos o indivíduo numa perspectiva biopsicossocial, tendo por missão a promoção do seu bem-estar físico, psicológico e social.
Assim, o Portal da Criança surge integrado nos objectivos da nossa missão, aliando os conhecimentos/experiência adquiridos junto dos vários intervenientes na área da infância às novas tecnologias de informação e conhecimento.”

http://www.portaldacrianca.com.pt/quemsomos.php

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Dia dos Namorados...



nas Amas festejou-se com o "dragão enamorado"...


O Amor é mesmo quente.




quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O mundo da fantasia!!!



Algumas das nossas crianças fantasiaram-se este Carnaval e ficaram fantásticas. As imagens mostram alguns exemplos.
E o Carnaval foi assim...LINDO.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Planificação Semanal de 15 a 19 de Fevereiro


Hoje – Colorir com tintas e pincéis a máscara impressa de “olhos de pavão”, ainda com a tinta sem estar seca, colocar pequenos fios de lã de cor variada (Técnica de Pintura/Colagem).

Material a utilizar: desenho de máscara (molde nº 108), cola, lã, tintas.
Não Esquecer: recortar interior de olhos e fazer 2 furos para colocar fio para prender máscara. Escrever data/nome, para criança levar lembrança.

Terça - Bom Carnaval!

Quarta
- Mobilidade Física: A ama atira duas bolas, em direcções opostas e as crianças rapidamente tem de ir apanhá-las e regressar ao sítio onde estavam, entregando as mesmas à ama, para ver quem ganha (Técnica Execução de Habilidades de Locomoção/Manipulação).

Material a entregar: bolas

Quinta - Em folha A3 fazer o contorno de acessórios/objectos de pequena dimensão, utilizando cotonetes e tintas de cores variadas (Técnica Pintura).

Material a utilizar: folha A3, objectos, cotonetes, tintas.

Sexta - Em grupo, na mesa de trabalho, proceder ao encaixe de peças grandes de puzzle, tentando recriar um castelo, ou um comboio, um barco…, de grande dimensão (Técnica de Encaixe/Desenvolvimento da Motricidade Fina).

Material a utilizar: peças de puzzle.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Bom Carnaval


Independentemente, da máscara que utilize, da fantasia que usar, do disfarce que escolher e da personagem que encarnar, não se esqueça de ter um Carnaval feliz, divertido e cheio de energia.
Viva o Carnaval.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O Carnaval é uma alegria



O Carnaval é uma alegria,

Que nós vamos celebrar.

E contentes desfilaremos,

A sorrir e a cantar.


Pelas ruas de Miranda,

Todos nós vamos passar.

E todos juntos no cortejo

As multidões vamos alegrar.


Neste dia tão belo

Deixamos alegria no ar.

É isto que queremos,

A nossa tradição relembrar.


Nós gostamos do Carnaval,

Para falar e nos divertir.

E assim um dia podemos,

Recordar, cantar e rir.


Nos diários vamos escrever,

Para nós nos relembrar.

Este dia tão querido,

Que nós fomos festejar.


Soraia Igreja, Filipa Pereira, Carla Cunha, 6.º B
http://www.eb2-miranda-douro.rcts.pt/48/pcarnaval.htm

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Convivendo com os animais



Convivendo com os animais desde cedo
Seu filho pede insistentemente um animal de estimação e você tem dúvidas se atente ao pedido. Quer uma dica? Saiba que um animal de estimação ajudará no desenvolvimento emocional e social da criança.
Com um animal de estimação, o pequeno da família não mais terá poder total como tinha com seus brinquedos. Para cada atitude dela, o animal de estimação terá uma reação, atuando diretamente no processo de socialização da criança.
Um animal necessita de cuidados e a criança precisa ter responsabilidade sobre eles. Essa responsabilidade depende da idade do menino ou menina e deverá ser orientada e estimulada por um adulto.
Crianças pequenas ainda não sabem distinguir o seu bichinho de pelúcia do animal de estimação e podem machucá-lo ao apertar demais, jogar para o alto ou mesmo bater para recriminar algo que o animal tenha feito. Essa relação pode causar danos físicos ao animal e à criança (o gato pode arranhar ou o cachorro morder ao reagir a uma “agressão”).
Nessa situação, o adulto tem que estar sempre muito atento, procurando conversar com as crianças sobre como lidar com o animal, do que ele gosta e o que pode magoá-lo.
A criança pode ficar encarregada, com ajuda do adulto, de limpar o ambiente do seu animal, dar comida e fazer carinhos.
Aprendendo com os animais - A responsabilidade que a criança terá ao cuidar do seu animal desenvolve a autonomia, afetividade e os mais diversos sentimentos como alegria, frustração e respeito.
Atenção para que os cuidados de relacionamento com o animal de estimação não se tornem uma obrigação para a criança. Ela deve estar consciente de que os animais precisam de respeito e carinho, assim como qualquer relacionamento.
O convívio com o animal de estimação influenciará nas relações futuras com os amigos. A criança que convive com animais de estimação é mais afetuosa, sociável, justa e não é individualista.
Além do contato com os sentimentos que precisará para lidar com outras pessoas, o animal pode trazer a experiência com a perda. A criança aprenderá sobre o ciclo da vida, desde o nascimento até a morte e o quanto isso é natural.
Mamãe - Agora o recado é para as mamães que ficam preocupadas quanto ao risco de alergias. Estudos mostram que crianças que convivem nos primeiros anos de vida com animais de estimação estão menos propensas a desenvolver alergia, pois o seu sistema imunológico já está “acostumado” com os agentes alergênicos encontrados nos animais.
Já o sistema imunológico de crianças que cresceram sem contato com animais não reconhece os agentes alergênicos provocando reações. Não esqueça de levar o animal ao veterinário sempre para que receba os cuidados necessários e evitar doenças, sempre acompanhado do seu filho para que também escute as orientações do doutor criando assim mais responsabilidade.
Cuidados com os bichinhos - antes de escolher um bichinho, consulte um veterinário para que este auxilie na escolha de acordo com suas possibilidades, como ambiente onde o bichinho irá viver, espaço que necessitará, necessidade de passeios, etc. Além disso, ele lhe orientará quanto às questões de saúde e prevenção de doenças do seu animal, especialmente quanto às zoonoses (doenças que são transmitidas dos animais para o ser humano). No caso, de crianças convivendo com animais isto é muito importante, pois elas estão sempre levando a mão à boca, e o risco de contrair algum tipo de zoonose é maior.
http://guiadobebe.uol.com.br/bb2a3/convivendo_com_os_animais_desde_cedo.htm

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

BabyTv



Este é um sítio muito engraçado para visitar com os mais pequenos, tem vídeos, jogos e muito mais. No entanto é em inglês, mas não se preocupe é uma boa forma de introduzir este idioma na vida dos seus educandos.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Planificação Semanal de 8 a 12 de Fevereiro


Hoje: Em grupo pintar metade de uma cartolina grande, recorrendo a diversos acessórios. (Técnica Pintura e Colagem).

Material a utilizar: metade de cartolina, lápis de cor, cera, tintas, cotonetes…
Não Esquecer: escrever, em letras grossas, na cartolina “O Carnaval vem aí!!...”


Terça: Utilizando a cartolina da actividade do dia anterior e proceder a colagens recorrendo a material diversificado (Técnica Colagem).

Material a utilizar: cola, pontas de lápis, retalhos de papel, botões, confetis, fitas de Carnaval…
Não Esquecer: colocar em local de destaque, cartolina colorida e decorada.

Quarta: Mobilidade Física: executar jogos de movimento utilizando arcos, seguindo orientações do adulto (Técnica Habilidades de Locomoção/Manipulação).

Material a utilizar: arco
Não Esquecer: manusear o arco, em diversas posições, para a criança executar habilidades diversas, passando no meio; por cima das cabeças e levando até aos pés; rodá-lo nos braços...

Quinta: Pintar exterior da caixa de ovos (uma por criança), com tinta verde alface e interior da caixa de cor de rosa (Técnica Pintura).

Material a utilizar: caixas de ovos, tintas, pincéis, cartolina, tesoura, cartão, marcadores.
Não Esquecer: preparar: coração feito em cartolina (da dimensão da caixa de ovos); olhos de tamanho médio para caixa de ovos (pintar de preto e branco); língua (pintar de vermelho), usando cartão, para actividade do dia seguinte. Ver molde ilustrado de trabalho (nº 109).

Sexta Celebração do Dia de “São Valentim”: Pintar coração e decorá-lo utilizando materiais diversificados. Colar adereços em caixa de ovos previamente pintada: olhos (parte exterior da caixa), língua (parte interior da caixa, aba de cima), para elaborar o “dragão enamorado”. Colar 3 tiras de papel em aba superior (Técnica Pintura/Colagem).

Material a utilizar: trabalho do dia anterior, lápis de cor, cola, material diversificado.
Não Esquecer: colocar no interior da caixa de ovos algodão e coração de cartolina. Fazer pequeno orifício na aba de baixo da caixa para passar língua (serve de tranca para fechar caixa). Colocar data festiva/nome da criança, criança leva para casa lembrança.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Bom Fim de Semana...

A nossa amiguinha Milú deseja a todos os meninos do Centro de Amas, Papás e Amigos um fim de semana muito alegre! beijinhos

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O Carnaval vem aí...

OS ROLOS DE SERPENTINAS
TÊM CORES DE ENCANTAR.
NESTE TEMPO DE MAGIA
BASTA O PINCEL E PINTAR.

PINTAR AQUILO QUE SOU
AQUILO QUE QUERIA SER
CADA UM PINTA A SEU GOSTO
HÁ MUITAS CORES PARA ESCOLHER

TODOS GOSTAMOS DE SER
DIFERENTES NO CARNAVAL
FADA, BOMBEIRO OU «COWBOY»
IMAGINAR NÃO FAZ MAL

É TEMPO DE FANTASIA
É TEMPO DE CARNAVAL
É TEMPO DE ALEGRIA
NÃO HÁ OUTRO TEMPO IGUAL
E AS CORES PARA PINTAR?
TODAS SERVEM AFINAL.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O Inverno...


Vejam lá como os nossos meninos conseguiram recriar o Inverno... Para combater o frio, nunca nos podemos esquecer, é sempre necessário vestir um bom casaco, cachecol, gorro, luvas... Frio, mas com estilo!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Feliz Aniversário!!



Muitos PARABÉNS à nossa Querida Núria!! Hoje celebramos o seu 2º aniversário, queremos desejar-lhe um infinito de alegrias!! Beijinhos fofinhos






segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Planificação Semanal de 01 a 05 de Fevereiro

Hoje: Colorir o desenho impresso “Carolina Pipoca”, e completá-lo com o elemento em falta, utilizando lápis de cor grossos (Técnica Pintura/Aperfeiçoamento do traço).

Material a utilizar: desenho impresso ( molde nº 105), lápis de cor grossos.
Não Esquecer: providenciar milho de pipocas para actividade do dia seguinte.

Terça: Recorrendo ao trabalho do dia anterior, colar pipocas na parte superior do desenho, por forma a recriar uma festa (Técnica Colagem).

Material a utilizar: desenho do dia anterior, pipocas, cola.
(Providenciar 4 caixas de ovos pequenas, solicitar aos encarregados de educação, para actividade do dia 11 de Fevereiro

Quarta: Mobilidade Física- “Jogo do esconde-esconde”. Recolher (uma criança de cada vez) diversos brinquedos e objectos, que se encontram em sítios estrategicamente colocados (em cima de móveis, debaixo das mesas, camas, dentro de caixas, por baixo dos lençóis…), para posteriormente colocá-los dentro de um recipiente/saco, e o adulto proceder ao jogo da adivinha: “o brinquedo que vem lá é…”. (Técnica Realização de habilidades de Locomoção/Manipulação).

Material a utilizar: brinquedos/objectos.

Quinta: Colorir desenho impresso “Palhaço equilibrista”, recorrendo a lápis de cor grossos. Posteriormente, fazer bolinhas de pequena dimensão, utilizando papel variado, para as colar sobre as bolas que fazem parte da indumentária do palhaço (Técnica Pintura/Estampagem/Colagem).

Material a utilizar: desenho impresso (molde nº 106), lápis de cor, tintas, recipiente, cola, papel diversificado

Sexta: Proceder a estampagem sobre máscara desenhada, recorrendo a retalhos de esponja ou tecido e tintas (Técnica Estampagem).

Material a utilizar: máscara impressa (molde nº 107), tintas, esponja.
Não Esquecer: recortar máscara pela margem e interior de olhos, colocar fio. Crianças levam para casa lembrança.