quarta-feira, 30 de novembro de 2011

As crianças e o Pai Natal

«De acordo com as idades, as crianças têm diferentes reações ao Natal e ao Pai Natal. Nos dois primeiros anos não é raro a criança ter medo do Pai Natal. Eventualmente esta reação pode corresponder ao aparecimento brusco desta figura sem uma prévia preparação, nomeadamente mostrando imagens», explica Emídio Carreiro, responsável do Centro da Criança e do Adolescente do hospitalcuf porto.

O pediatra recomenda que «a ideia do Pai Natal deve ser facilitada pelos pais. Mesmo sem a crença religiosa dos pais, as crianças vivem intensamente o Natal, assim como o mês que antecede este acontecimento. Pelos 5-6 anos, a fantasia do Pai Natal começa a levantar dúvidas». Sempre que isso acontece «Não as devemos contrariar. Devemos aqui explicar a verdade sobre este homem de barbas, fazendo referência ao simbolismo da bondade, generosidade, partilha e atitudes de compreensão que se associa à época de Natal, dando exemplos familiares e de outros que as crianças conheçam».

E alerta: «Um erro frequente é o uso do Pai Natal/Natal como forma de modificar comportamentos que os pais consideram desajustados, mas que foram sendo permitidos durante todo o ano. A educação é um ato contínuo ao longo do tempo. A educação em bloco e por todos os intervenientes é mais interiorizada».

«As listas extensas que as crianças fazem devem servir para conversar com elas sobre a utilidade de cada brinquedo solicitado, fazendo assim um jogo de contagem, estimulação e ensino. Se pedirmos à criança que vá selecionando aqueles em que menos empenho coloca na sua posse, poderemos ir riscando até ter um número mais reduzido», conclui Emídio Carreiro.

http://www.paisefilhos.pt/index.php/homepage-mainmenu-1/notas-menu-noticias-60/4219-as-criancas-e-o-pai-natal


terça-feira, 29 de novembro de 2011

Dos comerciais aos artesanais...


...os fantoches fazem todas as crianças vibrar, sonhar, imaginar, criar.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Vamos colorir o mundo...

...com alegria, amizade, amor, disponibilidade, encanto.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Criatividade e bom gosto...

A criatividade está sempre presente nos espaços das nossas amas, inúmeras temáticas e motivos surgem, quer estejam afixados nas paredes ou suspensos. Os espaços apresentam uma interessante dinâmica, tornando o ambiente mais agradável e apelativo.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Tenta, se consegues...

A comer no campo
está uma ovelha
gosta de ervinha
e coça a orelha

Anda devagar
também faz mé mé
quando está zangada
dá um pontapé.

O patinho tonto
nunca olha p’ro chão
e a toda a hora
dá um trambolhão

No degrau da escada
estava um patim
pôs-lhe a pata em cima
pim, catra pim, pim, pim.

Dedo mindinho
Seu vizinho
Pai de todos
Fura bolos
E mata piolhos!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Bolas multi-usos...

Em resultado de uma actividade orientada foram elaboradas bolas de pequena dimensão, recorrendo a materiais de desperdício, que servirão para um universo de actividades e jogos. "Olha a bola Manel"...!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Planificação Semanal de 21 a 25 de Novembro...

Hoje: Em folha A4 branca, calcar pequena porção de algodão embebido em água, sobre tiras de papel crepe castanho, para posteriormente calcar outra folha A4 sobre as tiras de papel, tingindo-a (Técnica Calcamento/ Desenvolvimento da Motricidade Fina).

Material a utilizar: tiras de papel crepe castanho, folhas A4, algodão, água.

Terça-feira: Recorrendo ao trabalho do dia anterior (folha tingida) desenhar folhas de árvore, utilizando lápis de cor verde. (Técnica de Desenvolvimento do Traço Gráfico/Motricidade fina).

Material a utilizar: trabalho do dia anterior, lápis de cor.

Quarta-feira: Mobilidade Física: Sentados no chão com pernas abertas, fazer jogo da “bola rolante”, fazer deslizar a bola, entre as pernas, de uns para outros, promovendo a noção da dimensão da força, do espaço (Técnica Execução de Habilidades de Manipulação).

Material a utilizar: bola

Quinta-feira: Realização de jogos de encaixe/puzzles na mesa de trabalho “Quebra-Cabeças pequenos” (Técnica Habilidade de Encaixe).

Material a utilizar: jogos de encaixe.

Sexta-feira: Proceder a carimbagem em folha A4 azul, utilizando almofada e carimbos (Técnica Carimbagem).

Material a utilizar: carimbos, almofada, folhas A4.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Hoje celebra-se na Ama....

clique sobre a imagem para ampliar

.... o Dia Internacional dos Direitos da Criança.
Vão ser entregues às crianças diplomas com a Declaração Mundial dos Direitos da Criança que serão colocadas dentro de rolos de papel higiénico devidamente ornamentados pela Ama e pela criança.
Um Feliz Dia.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

"Convite"...

Quando fizer muito frio

Faça chuva, neve ou granizo,

Vem comigo a minha casa

Quentinho está o piso.

Junto ao aquecedor,

Bebemos devagarinho,

Para aquecer alma e corpo

Chocolate bem quentinho.

Brincaremos aos cowboys,

Desenharemos com ceras

E contaremos um conto

De fadas e de princesas.

Quando tiveres um tempinho,

Não esqueças, estás convidado!

Anda, vem brincar comigo,

Eu sou índio e tu … soldado.

Por Cristina Baridón

http://cantinho-da-miana.blogspot.com/2009/01/poemas-sobre-o-inverno.html

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Gosto muito de você...

... leãozinho.

Esta actividade desperta sempre imenso interesse junto das crianças, sobretudo porque depois ficam com um bonito brinquedo, extremamente fácil de realizar, este molde pode servir para elaborar outras figuras animais, basta imaginação.
Vamos lá a isso...Bom trabalho.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Olha o coelho...

... os livros são descoberta, são aventura, são fantasia, são entusiasmo, são aprendizagem, são tesouros que devem ser preservados nas prateleiras e guardados no coração.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Planificação Semanal de 14 a 18 de Novembro


Clique sobre a imagem para ampliar.
Boa semana.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Uma bola gigante...

... uma aventura infinita.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Alegria contagiante...

Não há satisfação maior quando a alegria tímida de uma criança resplandece através do sorriso e do olhar.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Aprender os dias da semana

A imagem apresenta uma forma simples e prática de ensinar os dias da semana, esta ferramenta foi retirada da revista Educadores de Infância, e foi sujeita a algumas alterações por parte da nossa equipa para a tornar mais funcional e duradoura.
Adoramos esta revista.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Planificação Semanal de 7 a 11 de Novembro

clique sobre a imagem para ampliar.
Uma boa semana para todos.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Ensinar a importância do dinheiro às crianças

Ensinar a importância do dinheiro às crianças

Dra Ana Serafim - www.portal-gestao.com

Data: Setembro, 2011

Dinheiro sem valores éticos é como conduzir sem travões. É perigoso não só para quem conduz como para outros à volta. As crianças devem aprender os princípios éticos associados ao dinheiro desde muito cedo. É importante ensinar às crianças a melhor forma de se relacionarem com o dinheiro, para que o saibam ganhar, poupar, dar, gastar, investir e - mais importante de tudo - serem felizes com ele. Afinal, o dinheiro ocupa um grande espaço das nossas vidas.

Dois grandes especialistas em educação financeira para crianças, o casal Jon e Eileen Gallo, apresentam um plano com os comportamentos relacionados com dinheiro que deve incutir nas crianças. Aqui ficam alguns dos conselhos mais importantes referidos no seu livro: "8 Passos para Educar Crianças bem Sucedidas, Generosas e Responsáveis".

Ética no trabalho. Os autores referem um estudo realizado pela Universidade de Harvard que demonstra que o desenvolvimento da capacidade para trabalhar ou a ética profissional entre os seis e os doze anos de idade é o factor mais importante para a saúde mental durante a vida adulta.
Não dê dinheiro aos seus filhos como forma de pagamento pela realização de tarefas domésticas. Isso criará expectativas falsas quanto à importância do trabalho. Incentive-as a dar o seu melhor, em vez de ser "o melhor". Alguns princípios básicos como a pontualidade, a disciplina, a persistência no aperfeiçoamento da qualidade das tarefas são elementos muito importantes no desenvolvimento de uma carreira de sucesso.

Incutir o sentido de poupança: devo gastar a minha mesada toda hoje em brinquedos, tal como fazem os meus amigos, ou devo ser capaz de poupar algum dinheiro para outras coisas melhores mais tarde? O princípio base da poupança implica adquirir alguma inteligência emocional, não só para ganhar a capacidade de adiamento da recompensa, como também para ser capaz de resistir à pressão social do grupo. A capacidade de poupar adquire-se muito cedo e é um dos factores mais importantes na construção de riqueza.
Pode incutir a poupança nas crianças através da demonstração. Mostre-lhes que se pouparem hoje, obterão uma recompensa maior no futuro.

Aprender a dar. Ser capaz de ajudar os outros é um princípio base na construção de relações humanas. É também uma forma de incutir sentimentos de compaixão e amizade. Pode ensinar às suas crianças que o dinheiro não serve apenas para nos ajudar a nós próprios, também é capaz de ajudar os outros. Pode fazer isto através de acções de caridade. Quando toda a família participa em acções de caridade, as crianças adquirem sentimentos de empatia e responsabilidade;
Encoraje os seus filhos a doar alguns dos seus brinquedos a outras crianças mais pobres ou quando já são muito grandes para eles. Mostre-lhes como os seus donativos ajudam as outras pessoas.

Dar o exemplo. Nada ensina melhor as crianças do que os comportamentos que observam nos pais. Costuma tratar mal as pessoas de uma faixa social inferior? Se o faz, as crianças vão perceber que as pessoas com menos dinheiro ou que desempenham determinadas profissões humildes não merecem um tratamento de respeito. Dessa forma, o dinheiro será visto pelas crianças como parte da sua identidade em vez de algo que podem ou não possuir. O valor patrimonial e o valor humano das pessoas são totalmente diferentes, há pessoas maravilhosas sem dinheiro e pessoas horrorosas com muito, referem os autores.

Contar histórias verdadeiras sobre o dinheiro. Uma história sobre dinheiro é uma conversa honesta, aberta e pessoal da sua relação com questões financeiras, principalmente durante a infância. Tem de ser capaz de exprimir as suas emoções em relação ao dinheiro para que a mensagem chegue de forma coerente aos seus filhos. Ser capaz de mostrar os seus princípios éticos é a forma mais expedita de os fazer chegar às crianças.

http://www.portaldacrianca.com.pt/artigosa.php?id=121

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Uma saca...Dupla funcionalidade.



Este é um exemplar das sacas que foram elaboradas nos espaços das Amas, o objectivo era ter uma saca com dupla funcionalidade, que por um lado servisse para encher de guloseimas e, por outro, que pudesse ser utilizado em futuras representações de fantoches.
Uma delicia o resultado final.