A Ama Paula Duarte decorou todas as paredes do quarto de descanso das crianças com temas alusivos ao imaginário infantil, aqui, no blog, mostramos uma pequena parte da grande obra de arte que a Ama conseguiu realizar.
A creche familiar, também designada por Ama, é como que um regressar ao passado, nos tempos em que as crianças ficavam ao cuidado das suas mães no seu agregado doméstico. Pretende-se com este tipo de espaço educativo reproduzir a ambiência familiar, um retrato de afecto, cuidado e educação.
O espaço da Ama pretende romper com o tratamento homogéneo, focado no grupo, e atender às características individuais de cada criança, celebrar a heterogeneidade, possível, uma vez que cada Ama tem ao seu cuidado o máximo de quatro crianças, dos 3 meses aos 3 anos de idade.
A Ama acolhe as crianças na sua residência, devidamente equipada pela Segurança Social e pelo Centro de Amas.
A equipa técnica do Centro de Amas visita regularmente o espaço educativo da Ama, planifica e orienta as actividades, promove a formação contínua junto das Amas, garante a qualidade da prestação de serviços através de registos que avaliam o desempenho da Ama e aprecia o desenvolvimento das crianças de modo a verificar se corresponde aos padrões de desenvolvimento de forma evolutiva, contribuindo, igualmente, para a detecção de incapacidades, inadaptações ou atrasos no desenvolvimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário