A creche familiar, também designada por Ama, é como que um regressar ao passado, nos tempos em que as crianças ficavam ao cuidado das suas mães no seu agregado doméstico. Pretende-se com este tipo de espaço educativo reproduzir a ambiência familiar, um retrato de afecto, cuidado e educação.
O espaço da Ama pretende romper com o tratamento homogéneo, focado no grupo, e atender às características individuais de cada criança, celebrar a heterogeneidade, possível, uma vez que cada Ama tem ao seu cuidado o máximo de quatro crianças, dos 3 meses aos 3 anos de idade.
A Ama acolhe as crianças na sua residência, devidamente equipada pela Segurança Social e pelo Centro de Amas.
A equipa técnica do Centro de Amas visita regularmente o espaço educativo da Ama, planifica e orienta as actividades, promove a formação contínua junto das Amas, garante a qualidade da prestação de serviços através de registos que avaliam o desempenho da Ama e aprecia o desenvolvimento das crianças de modo a verificar se corresponde aos padrões de desenvolvimento de forma evolutiva, contribuindo, igualmente, para a detecção de incapacidades, inadaptações ou atrasos no desenvolvimento.
1 comentário:
Olá Tânia e Lili!
Olá Amas...crianças!
Se fosse possível voltar a mingar, mingaria...para caber numa qualquer mão fechada, onde há sonho e magia!
Não sei quem sai mais deliciado com estes encontros pelo mundo dos "anantes" - crianças - aqueles que hoje são anões e amanhã serão gigantes!
Eu seguramente saio mais criança, com tudo o que de belo e novo há dentro de um ser humano!
Paulo Freitas
Angra, 6/5/2010
Enviar um comentário