quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Outono chegou...


A andorinha partiu.
O Sol mais cedo se deitou.
A chuva miudinha caiu,
Então o Outono chegou.
A videira triste está a chorar,
Ela sem uvas ficou.
Cheira a vinho novo no lagar,
Então o Outono chegou.
As temperaturas desceram.
O vento assobiou.
As aulas já começaram,
Então o Outono chegou.
Os lagartos hibernaram.
A árvore despida ficou.
As folhas soltas dançaram,
Então o Outono chegou.

Sofia e Daniela - EB1 de Vila Chã

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

"Socorro, o meu bebé não pára de chorar!"...

Os bebés choram. Ponto. Podem não ter fome, nem frio, nem calor, nem dor e chorar como se os estivessem a matar. Melhor do que tentar acalmá-los é tentar acalmar os pais.
Há várias teorias sobre as razões do choro do bebé. Sabemos que chora para reclamar algum desconforto: fome, frio, calor, cansaço, sede, etc. Mas, por vezes, mesmo com as necessidades básicas asseguradas, o bebé continua num pranto. E ninguém percebe porquê.
Em "O Grande Livro do Bebé", o pediatra Mário Cordeiro explica que os recém-nascidos «estão geneticamente suspensos no tempo, num qualquer ponto há largas dezenas ou mesmo centenas de milhar de anos», na chamada «sociedade de sobrevivência». Nesse tempo, diz o pediatra, «quando havia fugas e problemas, só alguns bebés eram levados: aqueles que demonstrassem ser mais fortes e nos quais merecesse a pena o investimento e o esforço de os levar». Os que choravam mais eram levados certamente pois demonstravam «a sua genica e a sua saúde».
Carlos Gonzaléz, pediatra espanhol, também culpa o instinto de sobrevivência por grande parte do choro dos bebés. Diz ele que os bebés começam a chorar assim que a mãe se afasta um segundo porque «é o comportamento que a selecção natural favoreceu durante milhões de anos». No livro "Besame Mucho", o pediatra explica: «Se um bebé permanecesse calado durante quinze minutos e depois começasse a chorar baixinho e apenas chorasse a plenos pulmões ao fim de duas horas, a mãe podia já encontrar-se demasiado longe para poder ouvir». O mais certo nessa altura, supõe o pediatra, era que fossem predadores, tais como hienas, a atender o bebé…
Michel Cohen, pediatra francês radicado nos EUA, fala num «estado adaptativo». No livro "The New Basics", explica que depois de estar nove meses num ambiente «perfeito», onde tudo era feito à medida do bebé, é natural que ele estranhe agora «as luzes, os sons, os toques, a fome». Durante este estado adaptativo, o bebé está a «aprender a lidar com um mar de informação» e com «a abundância de novas sensações». O pediatra defende que «para o recém-nascido, chorar é mais um mecanismo de alívio de tensão do que um sinal de desconforto».
Sheila Kitzinger, antropóloga e social, também considera que chorar é «a única maneira de descarregar a insuportável cumulação de tensão», que deriva dos novos hábitos e regras a que o bebé fica sujeito assim que deixa a barriga da mãe. «É a única maneira de os bebés se livrarem, quer da tensão que resulta do facto de serem imaturos e relativamente impotentes, quer das tensões culturalmente impostas», escreve no livro "Porque chora o meu bebé?"
Para Berry Brazelton, provavelmente o pediatra mais famoso do mundo, o choro dos recém-nascidos deve-se «sobretudo ao normal desenvolvimento do sistema nervoso», que está a aprender a auto-consolar-se e a organizar-se.
A par destas explicações, surgem as cólicas. O pediatra Luís Pinheiro, autor do livro "Manual de Instruções para Pais", acredita que para além de todas as razões possíveis, as cólicas e a flatulência, consequência de «o bebé não saber como fazer força para sair o cocó» são a principal causa das lágrimas sem fim que acompanham as primeiras semanas dos recém-nascidos. (...)

http://www.paisefilhos.pt/index.php/homepage-mainmenu-1/notas-menu-noticias-60/2780-socorro-o-meu-bebe-nao-para-de-chorar

terça-feira, 28 de setembro de 2010

O cozinheiro Marcô!...

Le chef Marcô surge em resultado de uma actividade realizada pelas nossas crianças, ele deseja a todos os nossos meninos e meninas um bom dia recheado de surpresas docinhas... uhmm

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Planificação Semanal 27 a 01 de Outubro...


Hoje: Pintar rolo de papel higiénico, utilizando tinta preta e pedaços de esponja. Pintar igualmente círculo de cartolina com tinta vermelha (na dimensão de umas asas para o rolo de pp higiénico) recriando uma joaninha. Adicionar pormenores como pontinhos nas asas (tinta branca), olhos e antenas (Técnica Estampagem/Pintura).

Material a utilizar: pedaços de esponja, tintas, cartolina, rolo de papel higiénico, cola .
Não esquecer: Para concluir a actividade passar fio nylon no interior das joaninhas e fixá-lo no tecto ou parede, de modo a ficar suspenso, finalizando em mobile de joaninhas.

Terça: Em espaço exterior, visualizar a apresentação/exploração de um livro variado com imagens ilustradas
(Técnica Visualização de uma história com imagens).

Material a utilizar: livro infantil com imagens ilustradas, manta.

Quarta: Mobilidade Física: executar passos de dança ao som de música, quando esta parar a criança rapidamente terá de se sentar numa cadeira, repetir exercício (Técnica Execução de Habilidades de Locomoção).

Material a utilizar: leitor de cd/rádio.

Quinta: Proceder a carimbagem, utilizando almofada e folhas A4 (Técnica Carimbagem).

Material a utilizar: folhas A4 amarelas, almofada, carimbos.

Sexta: Colorir desenho impresso “viva a música”, utilizando lápis de cera, para posteriormente colar pipocas ou cereais, por forma a recriar moldura (Técnica Pintura/Colagem).

Material a utilizar: desenho impresso (molde nº 113), lápis de cera, cereais, cola.
Não Esquecer: assinalar data festiva/nome da criança. Criança leva para casa lembrança.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Massinha mágica...

Aqui neste exemplo o nosso pequeno artista apresenta massa de modelar, providenciada pela ama. As crianças adoram explorar materiais com texturas diferentes. E ainda, depois de se modelar e modelar, tudo se torna possível, elegantes formas e figuras surgem e as crianças ficam encantadas!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Árvore viçosa...

Exemplificamos aqui uma técnica muito apelativa, a utilização de pontas de lápis para cobrir o cenário de fundo. Dá um ar colorido e divertido ao produto final e dá-se utilidade ao material de desperdício. Experimente!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O Outono chegou...

No Outono as folhas começam a cair
Os dias são frios
São pequenos, são serenos
As pessoas acendem as suas lareiras,
Comem-se as castanhas assadas.
A neve começa a cair
As pessoas vestem roupas quentes e ficam
em casa junto das suas lareiras a ver televisão.

Rute - 3º ano

terça-feira, 21 de setembro de 2010

O rapaz dos 7 ofícios...

Lenga-Lengas
Sou mecânico à 2ª feira
Sou bombeiro à 3ª feira
À 4ª sou um pirata
Com uma espada de lata
Astronauta de primeira
É o que sou à 5ª feira
À 6ª sou grande chefe
Da tuso da água azul
Ao Sábado sou cowboy
E ao Domingo sou herói
Dorita

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Planificação Semanal de 20 a 24 de Setembro...

Segunda: Recorrendo ao desenho impresso “cozinheiro guloso” proceder à sua pintura e decoração, utilizando material diversificado (Técnica Pintura/Colagem).

Material a utilizar: molde de desenho (nº 112), cola, diferentes tipos de papel.

Terça: Mobilidade Física: executar o jogo dos passos, por imitação as crianças terão de se movimentar, através de passos diferenciados, tais como: passos de gigante, passos de formiga, de caranguejo (para trás), canguru, tesoura… (Técnica Execução de Habilidades de Locomoção/Equilíbrio).

Quarta: Celebração do início do Outono. Em cartolina amarela, tamanho A5 recriar uma ou mais “árvores de Outono”, utilizando cotonetes ou pincel e tintas amarela e castanha (verde+vermelho), recriar igualmente folhas caídas de Outono (Técnica Pintura).

Material a utilizar: cartolina amarela, tintas, cotonetes, pincel nº 10.
Não Esquecer: escrever data/poema ou rima alusivo. Criança leva lembrança para casa.

Quinta: Recorrendo a plasticina, modelar algumas formas reconhecíveis, alusivas ao Outono, árvores, folha, pedrinhas… (Técnica Modelagem)

Material a utilizar: plasticina, acessórios

Sexta: Celebração do “Dia Mundial do Mar”- Recriar medusa brilhante (uma por criança), fazendo bola com papel crepe lilás, amarrotando-a, e posteriormente envolvê-la em papel de celofane, apertando e prendendo com fio (ficando em forma de bola). Recriar igualmente raios de medusa, colando fios de cor variados, em papel celofane e de seda (Técnica de Desenvolvimento da Motricidade Fina/Colagem).

Material a utilizar: papel celofane azul, papel crepe lilás, cola, fio, tecido, tesoura.
Não Esquecer: colar olhos e boca em medusas, colar cartão de pequena dimensão e escrever data festiva (25 de Set.). Criança leva para casa lembrança.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Dica de fim de semana...

Aproveitando o fim de semana que se avizinha, providencie plasticina e adereços e coloque à disposição do seu educando (a), façam actividades juntos e vivam um fim-de-semana em família.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Não há cura para enjoos na gravidez



Ainda não há tratamento que consiga aliviar as náuseas e enjoos típicos da gravidez. Esta é a conclusão de um trabalho publicado no The Cochrane Library, que resultou de uma revisão de 27 estudos sobre o assunto, envolvendo mais de quatro mil mulheres.
Foram analisados estudos em que as mulheres experimentaram tratamentos de acupunctura, acupressão e estimulação eléctrica dos pontos de acupunctura. Neste último, verificou-se algum alívio, mas só após três semanas de tratamento.
Em relação aos medicamentos convencionais, as conclusões foram semelhantes. Gengibre, vitamina B6, anti-histamínicos, antieméticos e mesmo medicamentos específicos para as náuseas na gravidez também demonstraram ter poucos resultados.
Os investigadores alertam que, na maior parte dos casos, os efeitos secundários deste tipo de tratamento não compensam o leve alívio que se sente.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

As cores, a textura e a aventura

Entre na aventura da criatividade, misture cores com texturas, imaginação e prazer, e veja um resultado final deslumbrante.



terça-feira, 14 de setembro de 2010

Planificação Semanal de 13 a 17 de Setembro



Segunda: Em folha A3 soprar em palhinha, fazendo “deslizar” tinta, recriando algumas formas reconhecíveis (Técnica de Desenvolvimento da Relação Óculo-Manual/Controlo de Movimento de caixa toráxica/expiração).

Material a utilizar: folhas A3, palhinhas, tintas.
Não Esquecer: colocar pequenas porções de tinta (em forma de bola) em folha para preparar inicio de actividade.


Terça: Colorir desenho impresso “Elefante gosta do banho”, recorrendo a lápis de cor e, recriando igualmente gotinhas de água à volta do desenho (Técnica Pintura).

Material a utilizar: desenho impresso (molde nº 111), lápis de cor.


Quarta: Mobilidade Física: agarrar uma bola ou balão, em movimento, para colocá-la (o) em recipiente (Técnica Execução de Habilidades de Locomoção/Manipulação).

Material a utilizar: bolas, recipiente.


Quinta: Manipular digitinta (farinha, água, um bocadinho de detergente, tinta preta) sobre mesa de trabalho, para posteriormente calcar uma folha A3, por forma a “tirar uma fotografia” ao desenho executado pela criança (Técnica Digitinta).

Material a utilizar: ingredientes (farinha, água, um bocadinho de detergente, tinta preta), folha A3.


Sexta: Recorrendo ao trabalho do dia anterior (foto), a tinta preta e cotonetes recriar algumas figuras/formas, como estrelas, círculos, quadrados, pontos…, por forma a demarcar pormenores de contraste (Técnica Pintura).

Material a utilizar: trabalho do dia anterior, tinta preta e cotonetes.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Bom dia...Bom dia

Bom dia...Bom dia...Bom dia ALEGRIA.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ser-se pinguim...

Ser-se pinguim...é viver numa tela imensa de azul e branco profundo.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Açúcar não alivia dor aos bebés

Dar uma colher de açúcar aos bebés para diminuir a dor antes de uma vacina ou de uma injecção não tem qualquer efeito, revela um estudo publicado na revista The Lancet.
Os investigadores deram açúcar a um grupo de bebés e água esterilizada a outro antes do teste do pezinho (um corte no calcanhar) e avaliaram a reacção do cérebro através de um encefalograma. Não foram encontradas diferenças significativas na actividade cerebral dos dois grupos.
Outros estudos têm demonstrado que o açúcar pode servir de analgésico preventivo em bebés muito pequenos, mas as conclusões foram feitas apenas através da observação do rosto das crianças. Os investigadores da University College London dizem que esse relaxamento facial não deve ser interpretado como alívio, uma vez que o cérebro regista a dor.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Planificação Semanal de 6 a 10 de Setembro


Hoje: Colorir desenho impresso de “vaca que pasta”, em folha A3, utilizando lápis de cera, para posteriormente colar ervas de pequena dimensão na parte inferior da folha (Técnica Pintura/Colagem).

Material a utilizar: molde de desenho impresso (nº 110), lápis de cera, cola, erva.
Não esquecer: ir ao espaço exterior recolher ervas de pequena dimensão para proceder à colagem proposta.

Terça: Em espaço exterior, visualizar a apresentação/exploração de um livro variado com imagens ilustradas
(Técnica Visualização de uma história com imagens).

Material a utilizar: livro infantil com imagens ilustradas, manta.

Quarta: Mobilidade Física: Utilizando uma peça grande de leggos, ou por ex: uma caixa de leite vazia e limpa, empurrar com o pé, seguindo um percurso tracejado no chão com giz (Técnica Execução de Habilidades de Locomoção/Equilíbrio).

Material a utilizar: peça de leggos, giz.
Não Esquecer: providenciar as caixas de leite e tracejar o percurso no chão com devida antecedência.

Quinta: Modelar em pasta de sal colorida várias bolinhas de tamanhos diferentes, e com apoio de um lápis fazer buracos no meio, e deixar secar para dia seguinte.

Material a utilizar: ingredientes para pasta (farinha 200g, sal 200g, água, uma c sopa de óleo), tinta (pequena porção), lápis.

Sexta: Recorrendo ao trabalho do dia anterior (bolinhas da pasta de sal, com buraco no meio), fazer jogo de enfiamento recorrendo a fio (Técnica de Motricidade Fina/Enfiamento).

Material a utilizar: trabalho do dia anterior, fio.
Não Esquecer: Depois de concluída a actividade, colocar colar na criança. Leva para casa a lembrança

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O beijo da lagarta

Que beijo doce, este da lagarta verde, quero um beijo de todos os animais...adoro animais.
Um bom dia a todos os animais ternurentos do mundo.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Tecido e Tintas...

Uma combinação perfeita para um quadro alegre e divertido.
Bom trabalho.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010