sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
Comportamentos maternos e obesidade infantil
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
Um Santo Natal....
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
É tempo de celebrar o Natal...
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Boneco de neve poeta.
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Pais portugueses brincam mais com os filhos
Comparando as prioridades e inquietações dos pais sobre o ato de brincar e os brinquedos em Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, México e Hong Kong, a investigação conclui que a maioria dos pais europeus dedica entre 30 a 60 minutos por dia a brincar com os filhos. Portugal destaca-se dos restantes países, pois apresenta uma maior percentagem de pais (34 por cento) que brinca mais de uma hora diária com os filhos.
Os pais portugueses defendem o ato de brincar, sendo que 67 por cento considera que brincar é o fator mais importante para o desenvolvimento dos seus filhos. As maiores diferenças entre países estão nos benefícios associados aos brinquedos. Em Espanha, Itália e Portugal, a maioria dos pais considera o desenvolvimento psicomotor o mais importante, enquanto na Alemanha e Hong Kong o desenvolvimento da imaginação é destacado como a competência mais positiva associada ao uso de brinquedos. Em todos os países analisados, os pais estão de acordo quanto aos benefícios em termos de conhecimentos culturais e científicos.
Relativamente ao dinheiro destinado a brinquedos, este Natal o orçamento médio europeu situa-se entre os 50 e os 100 euros por criança, sendo que 41 por cento dos portugueses se incluem nesta faixa, face a 60 por cento dos alemães. As caraterísticas mais valorizadas pelos pais de todos os países analisados na altura de escolher os brinquedos são a segurança e a qualidade, aspetos que ficam acima do preço (que é o principal aspeto a ter em conta para 10 por cento dos portugueses e dos alemães).
A maioria dos entrevistados prefere o atendimento personalizado, a variedade e os serviços dos estabelecimentos especializados para comprar brinquedos na época de Natal. No geral, a internet continua a ser pouco utilizada para comprar brinquedos (uma média de dois por cento em Portugal, Itália e Espanha), embora na Alemanha e em Hong Kong 10 por cento dos pais optem pela compra online.
Relativamente às preferências das crianças na companhia escolhida para brincar, o estudo revela que em todos os países os mais pequenos preferem brincar acompanhados do que sozinhos. Em Portugal, e ao contrário do que acontece nos outros países da Europa, onde a preferência é para brincar na companhia de amigos, as crianças preferem divertir-se com os seus irmãos (35 por cento) em primeiro lugar.
O estudo conclui ainda que a televisão exerce pressão sobre as crianças através do aparecimento de brinquedos em séries infantis. As crianças são a principal influência sobre os pais na hora de escolher os brinquedos, tendência que se nota em todos os países. Por fim, é de destacar a fraca popularidade dos livros, pois apenas cinco por cento dos pais portugueses, espanhóis e italianos escolheriam o seu livro preferido como presente para os filhos.
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
Poesias de Natal
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
O nosso Pai Natal...
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
As crianças e o Pai Natal
«De acordo com as idades, as crianças têm diferentes reações ao Natal e ao Pai Natal. Nos dois primeiros anos não é raro a criança ter medo do Pai Natal. Eventualmente esta reação pode corresponder ao aparecimento brusco desta figura sem uma prévia preparação, nomeadamente mostrando imagens», explica Emídio Carreiro, responsável do Centro da Criança e do Adolescente do hospitalcuf porto.
O pediatra recomenda que «a ideia do Pai Natal deve ser facilitada pelos pais. Mesmo sem a crença religiosa dos pais, as crianças vivem intensamente o Natal, assim como o mês que antecede este acontecimento. Pelos 5-6 anos, a fantasia do Pai Natal começa a levantar dúvidas». Sempre que isso acontece «Não as devemos contrariar. Devemos aqui explicar a verdade sobre este homem de barbas, fazendo referência ao simbolismo da bondade, generosidade, partilha e atitudes de compreensão que se associa à época de Natal, dando exemplos familiares e de outros que as crianças conheçam».
E alerta: «Um erro frequente é o uso do Pai Natal/Natal como forma de modificar comportamentos que os pais consideram desajustados, mas que foram sendo permitidos durante todo o ano. A educação é um ato contínuo ao longo do tempo. A educação em bloco e por todos os intervenientes é mais interiorizada».
«As listas extensas que as crianças fazem devem servir para conversar com elas sobre a utilidade de cada brinquedo solicitado, fazendo assim um jogo de contagem, estimulação e ensino. Se pedirmos à criança que vá selecionando aqueles em que menos empenho coloca na sua posse, poderemos ir riscando até ter um número mais reduzido», conclui Emídio Carreiro.
terça-feira, 29 de novembro de 2011
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Criatividade e bom gosto...
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Tenta, se consegues...
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Bolas multi-usos...
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Planificação Semanal de 21 a 25 de Novembro...
Hoje:
Material a utilizar: tiras de papel crepe castanho, folhas A4, algodão, água.
Terça-feira: Recorrendo ao trabalho do dia anterior (folha tingida) desenhar folhas de árvore, utilizando lápis de cor verde. (Técnica de Desenvolvimento do Traço Gráfico/Motricidade fina).
Material a utilizar: trabalho do dia anterior, lápis de cor.
Quarta-feira: Mobilidade Física: Sentados no chão com pernas abertas, fazer jogo da “bola rolante”, fazer deslizar a bola, entre as pernas, de uns para outros, promovendo a noção da dimensão da força, do espaço (Técnica Execução de Habilidades de Manipulação).
Material a utilizar: bola
Quinta-feira: Realização de jogos de encaixe/puzzles na mesa de trabalho “Quebra-Cabeças pequenos” (Técnica Habilidade de Encaixe).
Material a utilizar: jogos de encaixe.
Sexta-feira: Proceder a carimbagem
Material a utilizar: carimbos, almofada, folhas A4.
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Hoje celebra-se na Ama....
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
"Convite"...
Quando fizer muito frio
Faça chuva, neve ou granizo,
Vem comigo a minha casa
Quentinho está o piso.
Junto ao aquecedor,
Bebemos devagarinho,
Para aquecer alma e corpo
Chocolate bem quentinho.
Brincaremos aos cowboys,
Desenharemos com ceras
E contaremos um conto
De fadas e de princesas.
Quando tiveres um tempinho,
Não esqueças, estás convidado!
Anda, vem brincar comigo,
Eu sou índio e tu … soldado.
Por Cristina Baridón
http://cantinho-da-miana.blogspot.com/2009/01/poemas-sobre-o-inverno.html