sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A noite e o dia

Mais um trabalho muito bonito de uma das nossas Amas.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Comportamentos maternos e obesidade infantil



As escolhas comportamentais das mulheres na altura do parto podem determinar características de saúde dos seus filhos durante toda a infância, asseguram investigadores canadianos. «Embora o comportamento seja extremamente difícil de mudar e seja também influenciado por uma teia de factores ambientais, espero que esta descoberta ajude a melhorar os serviços médicos e sociais que oferecemos às mães e aos bebés», referiu Laura Pryor, líder do realizado na Universidade de Montreal e publicado na revista Archives of Pediatric and Adolescent Medicine.

Numa análise feita a 1957 crianças do Quebec, pesadas anualmente desde os cinco meses, até aos oito anos, foi possível analisar a evolução do índice de massa corporal (IMC) e identificar três grupos distintos: as crianças com o IMC baixo, mas estável; os que apresentavam um IMC médio e finalmente os que o apresentavam elevado e a subir. «Descobrimos que as trajetórias destes três grupos tinham sido semelhantes até aos dois anos e meio», explicou Pryor. «Nesta altura, o IMC do grupo de crianças que já o apresentava elevado disparou. E quando estas crianças chegaram a meio da infância, mais de 50 por cento eram obesas, de acordo com os critérios internacionais.»

Os investigadores identificaram dois factores que podem explicar a situação: o peso da mãe, na altura em que se deu o parto, e o facto se der ou não fumadora. Uma criança cuja mãe tinha excesso de peso e que fumou durante a gravidez tinha um risco acrescido de estar no grupo com mais peso. Dois factores que mostraram ser mais importantes que outros analisados, como o peso à nascença.

Mas os investigadores deixam a ressalva: são necessários mais estudos para determinar como estes factores e outros estão associados à obesidade infantil. «A nossa investigação contribui para o crescente número de provas de que o ambiente perinatal tem uma influência importante na obesidade», defendeu a investigadora.


sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Um Santo Natal....



... para todos com muito amor. Este é o desejo da equipa do Centro de Amas para vocês e para as vossas famílias.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

É tempo de celebrar o Natal...


... e para o efeito o nosso Pai Natal já vai percorrer, hoje, a casa de algumas Amas e alegrar o Natal de muitas crianças.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

móbiles metereológicos


E tudo gira à volta da criatividade e imaginação.
Bom dia.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Boneco de neve poeta.

Sou branco, branquinho,
feito de neve de encantar,
sou fresco, fresquinho,
e o natal vamos celebrar.

Do Pai Natal sou amigo,
somos companheiros a valer,
ouve lá bem o que eu te digo,
prepara-te para prendas receber.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Pais portugueses brincam mais com os filhos

Comparando as prioridades e inquietações dos pais sobre o ato de brincar e os brinquedos em Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, México e Hong Kong, a investigação conclui que a maioria dos pais europeus dedica entre 30 a 60 minutos por dia a brincar com os filhos. Portugal destaca-se dos restantes países, pois apresenta uma maior percentagem de pais (34 por cento) que brinca mais de uma hora diária com os filhos.

Os pais portugueses defendem o ato de brincar, sendo que 67 por cento considera que brincar é o fator mais importante para o desenvolvimento dos seus filhos. As maiores diferenças entre países estão nos benefícios associados aos brinquedos. Em Espanha, Itália e Portugal, a maioria dos pais considera o desenvolvimento psicomotor o mais importante, enquanto na Alemanha e Hong Kong o desenvolvimento da imaginação é destacado como a competência mais positiva associada ao uso de brinquedos. Em todos os países analisados, os pais estão de acordo quanto aos benefícios em termos de conhecimentos culturais e científicos.

Relativamente ao dinheiro destinado a brinquedos, este Natal o orçamento médio europeu situa-se entre os 50 e os 100 euros por criança, sendo que 41 por cento dos portugueses se incluem nesta faixa, face a 60 por cento dos alemães. As caraterísticas mais valorizadas pelos pais de todos os países analisados na altura de escolher os brinquedos são a segurança e a qualidade, aspetos que ficam acima do preço (que é o principal aspeto a ter em conta para 10 por cento dos portugueses e dos alemães).

A maioria dos entrevistados prefere o atendimento personalizado, a variedade e os serviços dos estabelecimentos especializados para comprar brinquedos na época de Natal. No geral, a internet continua a ser pouco utilizada para comprar brinquedos (uma média de dois por cento em Portugal, Itália e Espanha), embora na Alemanha e em Hong Kong 10 por cento dos pais optem pela compra online.

Relativamente às preferências das crianças na companhia escolhida para brincar, o estudo revela que em todos os países os mais pequenos preferem brincar acompanhados do que sozinhos. Em Portugal, e ao contrário do que acontece nos outros países da Europa, onde a preferência é para brincar na companhia de amigos, as crianças preferem divertir-se com os seus irmãos (35 por cento) em primeiro lugar.

O estudo conclui ainda que a televisão exerce pressão sobre as crianças através do aparecimento de brinquedos em séries infantis. As crianças são a principal influência sobre os pais na hora de escolher os brinquedos, tendência que se nota em todos os países. Por fim, é de destacar a fraca popularidade dos livros, pois apenas cinco por cento dos pais portugueses, espanhóis e italianos escolheriam o seu livro preferido como presente para os filhos.

http://www.paisefilhos.pt/index.php/homepage-mainmenu-1/notas-menu-noticias-60/4270-pais-portugueses-brincam-mais-com-os-filhos


segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Poesias de Natal

denataljamoseh.blogspot.com

Quando é noite de Natal,
Noite de amor e carinho,
As estrelas lá no céu,
Vão clareando um caminho.

Nesta estrada luminosa,
Vem vindo Papai Noel,
Trazendo, pras criancinhas,
Brinquedos feitos no céu.

Papai Noel, que acertou
Do céu à terra o caminho,
Meu desejo é que depressa
Encontre meu sapatinho.

*****************************

2. DIA DE NATAL

Hoje acordei bem cedinho,
Mal o dia clareou,
Para ver o que em meu sapato
O Papai Noel deixou.

Eu sei que fui bom menino
Travesso, mas educado,
Por isso tenho certeza
Que hoje serei lembrado.

Apanhei, lá na janela,
meus presentes, com cuidado.
isso mesmo é que eu queria!
- Papai Noel, obrigado!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Uma árvore feliz

Mais uma imagem alusiva ao Natal, e estamos quase lá...

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O nosso Pai Natal...

... vai ir visitar as nossas Amas e crianças, já vem a caminho do pólo norte para estar cá connosco.