sexta-feira, 30 de março de 2012

quinta-feira, 29 de março de 2012

terça-feira, 27 de março de 2012

Celebrando a Primavera

Boa, muito bem...vamos colorir a primavera.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Bom fim de semana

Aproveite para construir os seus instrumentos de brincadeira. Afinal, brincar é aprender.

quinta-feira, 22 de março de 2012

A todo o vapor...


... passa o comboio do amor.

quarta-feira, 21 de março de 2012

terça-feira, 20 de março de 2012

Dia do Pai




A ti pai, todo o amor do mundo.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Planificação Semanal de 19 a 23 de Março

Clique sobre a imagem para ampliar.
Feliz dia do Pai.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Bom fim de semana musical

Adoro esta música e ela não me sai da cabeça.
Bom fim de semana.

quinta-feira, 15 de março de 2012

quarta-feira, 14 de março de 2012

terça-feira, 13 de março de 2012

Vitamina D diminui o risco de fraturas

O consumo de vitamina D pode reduzir o risco de fraturas por stress nas raparigas, especialmente aquelas causadas por atividades físicas de alto impacto, sugere um estudo publicado nos Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine.

As fraturas de stresse são lesões comuns relacionadas com a prática de desportos ou atividade física, as quais ocorrem quando o osso não aguenta a pressão nele exercida. Este tipo de lesões também pode desenvolver-se ao longo do tempo devido a impactos repetidos, mesmo que não provoquem qualquer dano visível, mas que após vários episódios podem tornar-se num problema para a estrutura óssea. Embora seja geralmente aceite que as dietas ricas em cálcio são boas para a força e saúde óssea, os investigadores do Children's Hospital Boston, nos EUA, referem que tal pode não ser verdade.

Nestes estudos os investigadores analisaram mais de 6.100 pré-adolescentes e adolescentes que tinham, no início do estudo, entre nove e quinze anos. Durante os sete anos de acompanhamento foi verificado que quase quatro por cento das raparigas desenvolveram fraturas de stresse e que o consumo de lacticínios e cálcio não as protegia destas lesões. Por outro lado, o consumo de vitamina D parecia ser particularmente importante para a manutenção da saúde óssea, estando envolvida na resistência a eventos de elevado impacto, especialmente nas raparigas que praticavam uma hora ou mais, por dia, de exercício físico de elevada intensidade.

Os autores revelaram, em comunicado de imprensa, que «pelo contrário, não se verificou que a ingestão de cálcio ou de laticínios protegiam contra o desenvolvimento de fraturas de stress ou que o consumo de refrigerantes estava associado ao risco de fratura».

Os pesquisadores observaram também que o consumo elevado de cálcio estava associado com um maior risco de desenvolvimento de uma fratura de stresse, embora esta «descoberta inesperada » necessite de mais estudos.

http://www.paisefilhos.pt/index.php/actualidade/noticias/4743-vitamina-d-diminui-risco-de-fraturas

sexta-feira, 9 de março de 2012

quinta-feira, 8 de março de 2012

Uma flor reciclada...

em papel de jornal,
para ti faço ao flor,
mulher que és especial,
recebe-a com amor.

Feliz dia da Mulher.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Prioridades na saúde escolar dos Açores

O combate à obesidade e à gravidez na adolescência, que atingem nos Açores níveis superiores à média nacional, são prioridades do Programa Regional de Saúde Escolar, que promoveu 1722 ações de sensibilização no primeiro ano de execução. A diretora regional da Saúde, Sofia Duarte, disse à Agência Lusa que está a ser implementado um programa específico de combate à obesidade de crianças e adolescentes, salientando, por outro lado, que, relativamente à eliminação de «gravidezes indesejáveis e de doenças sexualmente transmissíveis», o trabalho nas escolas tem estado assente na preparação dos jovens para «tomarem comportamentos preventivos»?.

Complementarmente, a Secretaria Regional da Saúde decidiu renovar um protocolo com a Associação de Planeamento Familiar para continuar a apoiar o centro de atendimento a jovens em saúde sexual e reprodutiva na ilha de S. Miguel.

Relativamente às ações promovidas no primeiro ano de execução do Programa Regional de Saúde Escolar, Sofia Duarte salientou que essas iniciativas visaram alertar os jovens para uma «tomada de consciência no âmbito da saúde mental, saúde oral, alimentação e adoção de estilos de vida saudáveis».

«Elegemos o meio escolar como meio privilegiado para atuar, daí que aos cinco e seis anos e entre os 11 e 13 anos se façam exames globais de saúde para despiste e encaminhamento de situações» que necessitam de intervenção, frisou Sofia Duarte, que falava à margem das VI Jornadas da Adolescência, na Escola Secundária das Laranjeiras, em Ponta Delgada. A diretora regional da Saúde salientou ainda que já existem gabinetes de apoio ao adolescente em 11 escolas secundárias dos Açores.

http://www.paisefilhos.pt/index.php/actualidade/noticias/4696-prioridades-na-saude-escolar-dos-acores

terça-feira, 6 de março de 2012

Mãos sujas...

(…) “Mãos sujas, mãos de criança, são sempre sinal de divertimento e de folia! E de saúde também! Ao contrário do que grande parte das pessoas pensam, permitir que a criança interaja com o chão, com a terra, com os objectos e até com animais, permite-lhes não só desenvolver a sua capacidade cognitiva mas também estimular, e amadurecer, as suas defesas imunitárias. E este último aspecto adquire primordial importância quando se sabe que, os primeiros anos de vida, são os mais importantes para definir a sua robustez imunitária” (…).

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

http://solangeburri.blogspot.com/2009/08/lavagem-das-maos.html

quinta-feira, 1 de março de 2012

O comboio dos meninos...

Em resultado das propostas de trabalho do início desta semana, fomos descobrir nos espaços das amas uma variedade de modelos de comboios, personalizados, diferentes e muito divertidos.