quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

As colagens...

... e as fantasias coloridas.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

"Chuva cai, cai chuvinha"...



Chuva cai , cai chuvinha, 
em conta gotas, cai marota,
molha a terra, lá na serra.

Chuva cai, cai chuvinha, 
beija o rio, apaga o pavio 
do lampião, no galpão 
sem telha, destrambelha!

Chuva cai, cai chuvinha, 
lá no céu, veste o véu, 
e despenca, na avenca, 
na calçada, na meninada!

Chuva cai, cai chuvinha, 
não poupa, nem a roupa 
do varal, no quintal.
Chuva cai, cai chuvinha, 
cai fininho, de mansinho, 
cai na lata, faz serenata.

Chuva cai 
cai chuvinha!

Angela Bretas
http://www.blocosonline.com.br/literatura/poesia/pinf/pinf0064.htm



terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Pais "helicóptero" prejudicam filhos


Os pais que mantêm o controlo dos compromissos, férias e mesmo da roupa dos filhos que se encontram em idade universitária poderão estar a prejudicá-los, em vez de os beneficiarem, atesta um estudo publicado recentemente na revista  “Springer's Journal of Child and Family Studies”.
Conduzido por Holly Schiffrin da Universidade de Mary Washington, nos EUA, o estudo revelou que os filhos dos chamados pais “helicóptero” apresentam uma maior tendência para se sentirem deprimidos e insatisfeitos com a vida, revela o “Alert”.
O estudo teve como base uma sondagem efetuada via internet que envolveu 297 alunos universitários norte-americanos aos quais foi pedido que descrevessem os comportamentos das mães, bem como o seu grau de independência. Os investigadores analisaram posteriormente os níveis de satisfação e de felicidade dos participantes.
Numa época em que se vivem tensões económicas a nível global, tem-se registado um aumento simultâneo de pais supercontroladores, aumentando as preocupações relativamente ao possível sucesso dos filhos desse tipo de pais. O sentimento da necessidade de independência e de se sentirem capazes acaba por ficar abafado nos filhos dos pais “helicóptero”.
A autora do estudo comenta que o facto de se “ver pais com um envolvimento tão abrangente nas suas (dos filhos) vidas universitárias, a contactarem os professores e a decidirem sobre os seus compromissos, constitui uma novidade que está cada vez mais a aumentar. Este fenómeno não promove a independência nem a possibilidade de se aprender com os próprios erros”.
Este estudo vem fomentar os debates cada vez mais crescentes em relação ao nível de envolvimento dos pais na vida dos filhos. Holly Schiffrin admite que o desenvolvimento tecnológico tenha fomentado uma mudança no envolvimento dos pais na vida universitária dos filhos: passou-se do telefonema semanal para os SMS, mensagens de correio eletrónico e outros serviços de mensagens de forma regular. Nos EUA existem agora universidades que proporcionam sessões de orientação aos pais para os encorajar a proporcionarem mais liberdade aos filhos.
http://www.paisefilhos.pt/index.php/actualidade/noticias/5947-pais-helicoptero-prejudicam-filhos

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Mais crianças vitimas de alienação parental


A Associação Portuguesa para a Igualdade Parental entrega hoje no Parlamento uma petição para que seja criado um dia nacional de alerta para este tipo de violência.
Com o aumento do número de divórcios cresce também o número de casos de alienação parental, fenómeno que também é designado como parentalidade agressiva. São casos em que os filhos são usados como “arma de arremesso” entre pais desavindos, noticia a TSF.
É para chamar a atenção sobre o assunto que a Associação Portuguesa para a Igualdade Parental defende a criação de um dia nacional de alerta para este tipo de violência. Para tal, a associação entrega esta terça-feira uma petição na Assembleia da República.
Patrícia Mendes, da Associação para a Igualdade Parental, que viveu a guerra entre o pai e a mãe quando era adolescente, afirma que os filhos são as principais vítimas daquilo que se chama a síndrome de alienação parental. Trata-se dos casos em que um dos progenitores manipula a criança de forma a que ela rejeite e se afaste do outro progenitor.
É uma violência que não se vê, como diz o presidente da Associação para a Igualdade Parental, Ricardo Simões, e é uma violência que não tem enquadramento penal.
Rosa Castro, psicóloga da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), diz que tem recebido alguns “casos em que o outro progenitor tenta denegrir a imagem, tenta impedir o contacto, não sendo aparentemente justificado com nenhuma situação de maus tratos anteriores”.
Rosa Castro explica ainda que “o que acontece na alienação parental é que existe uma espécie de campanha por parte do outro progenitor que cria na criança comportamentos de rejeição e de agressividade relativamente ao outro progenitor”.
Uma “campanha” que tem “efeitos no desenvolvimento psicológico da criança”, acrescenta Rosa Castro.
http://www.paisefilhos.pt/index.php/actualidade/noticias/5907-mais-criancas-vitimas-de-alienacao-parental

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Colagens

As colagens, aproveitando revistas, jornais, livros e outros materiais reutilizáveis, fazem criar trabalhos muito criativos.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Um feliz fim de semana!


http://pikorruxamimos.blogspot.pt/2011/02/para-refletir_11.html