quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dia das Bruxas

Nas Amas uma bruxa amiguinha está visitar as crianças e aproveita a oportunidade para mostrar como é no dia a dia, quando não veste a pele de bruxa por esta ocasião. É uma menina serena e colorida.







quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Nas Amas...







... já se celebra o Halloween.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Exercício na gravidez protege o coração dos bebés

A prática de exercício durante a gravidez tem benefícios na saúde vascular do bebé, que se prolongam até à idade adulta. A conclusão é de um novo estudo desenvolvido por investigadores norte-americanos e alemães da “California State University San Marcos” e da “Universitätsmedizin Greifswald”.

"O nosso estudo é o primeiro a demonstrar que o exercício físico feito pela mãe durante a gravidez tem um impacto significativo na função vascular na idade adulta do filho", afirmam os cientistas, em comunicado. Além disso, a equipa conseguiu provar que o endotélio - a camada celular interna dos vasos sanguíneos - se altera "significativamente nos indivíduos cujas mães praticaram atividade física ao longo da gestação".

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Consegues?...


Olha o sapo dentro do saco
O saco com o sapo dentro,
O sapo batendo papo
E o papo soltando o vento.



O doce perguntou pro doce
Qual é o doce mais doce
Que o doce de batata-doce.
O doce respondeu pro doce
Que o doce mais doce que
O doce de batata-doce
É o doce de doce de batata-doce.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O balancé

No balancé do recreio a vida corre bem e é divertida.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

O esquilo sorridente

Este bonito desenho resulta da conjugação da pintura e da colagem de materiais. Um registo de cor e textura.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Dia Mundial da Alimentação




A atividade para o Dia Mundial da Alimentação consistiu na realização de um bonito pendente com duas faces coloridas e originais. "Coma mais frutas e vegetais".

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O Outuno

O outono a brilhar,
traz alegria e cor,
vamos lá aproveitar,
os dourados multicolor.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Co-sleeping favorece amamentação

As mães que partilham a cama com os seus bebés tendem a amamentar durante mais tempo, sugere um novo estudo publicado no “JAMA Pediatrics”, lembrando, contudo, que o co-sleeping é um fator de risco para a síndrome da morte súbita do lactente. Os investigadores quiseram perceber se o co-sleeping tem influência na duração da amamentação e, para isso, acompanharam os participantes no estudo durante o primeiro ano de vida do bebé. Os resultados mostram que a partilha de cama favorece e prolonga a amamentação e que quanto mais cedo os bebés começam a dormir com as mães mais prolongada é a amamentação.
Os autores sublinham que, apesar destes resultados revelarem uma forte evidência de que o co-sleeping promove e prolonga a amamentação, é importante que os pais tenham em conta os potenciais riscos desta prática. Na mais recente atualização das orientações da Academia Americana de Pediatria sobre a segurança do sono e a redução do risco de morte súbita, o co-sleeping é apontado como um fator de risco e, por isso, é uma prática “não recomendada”.
“Somos todos a favor da promoção da amamentação e os pais devem ser informados de que o co-sleeping pode tornar a amamentação mais fácil e, assim, prolonga-la por mais tempo. Contudo, também devem saber que esta prática não é isenta de riscos”, afirmam os autores, defendendo que os profissionais de saúde devem explicar as duas situações aos pais, para que eles possam tomar decisões informadas.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Dia Mundial dos Correios


Neste dia mundial,
uma carta te envio,
porque és especial,
e em ti confio…
É a forma mais segura,
de alguém contactar,
Viva os correios,
que nos fazem alegrar…
Quem é que não gosta,
de uma carta receber,
e lá vem o carteiro,
o correio nos trazer.
Obrigada Sr. Carteiro,
que estás a trabalhar,
trazendo a tempo a cartinha,
e levando outra para outro lugar!....


Atividade e poema realizados pela Ama Tânia Leal e as suas crianças.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A dislexia

Só é possível fazer o diagnóstico deste distúrbio depois dos sete anos de idade, ou seja, perto do final da 1º ano. Mas é importante estar atento.
A dislexia começou por se chamar “cegueira verbal congénita”, até que em 1917 Hinshelwood propôs este termo, para designar a dificuldade que algumas crianças apresentavam na aprendizagem da leitura e da escrita, apesar de possuírem todas as capacidades intelectuais necessárias. Estima-se que cerca de 5 a 10 por cento da população sofra deste distúrbio, sendo que os rapazes são três vezes mais afetados que as raparigas. Dos 25 por cento de crianças que todos os anos ficam retidas no 1º ano do 1º ciclo, cerca de 90 por cento apresentam dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita, sem que este problema lhes seja diagnosticado. Contudo, tal como é importante que os educadores estejam despertos para a existência deste problema, também há que não cair na tentação de dizer automaticamente que uma criança é disléxica, só porque esta apresenta algumas dificuldades ao começar a ler. 
A dislexia é algo mais complexo e só é possível efetuar o diagnóstico um pouco mais tarde, uma vez que uma má adaptação é frequentemente recuperável. Algumas crianças invertem as letras quando começam a aprender a escrever, mas esse problema é temporário. Assim, não se devem valorizar este tipo de dificuldades antes dos sete anos ou seja, até ao final do 1º ano, embora seja importante estar atento. A dislexia progride muitas vezes de uma forma silenciosa e só quando já existe um historial de insucesso escolar é que todos se apercebem que algo não está bem.