quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Sabia que...

Sabia que o seu bebé não sabe respirar pela boca?

Tanto para as crianças como para os adultos, respirar pelo nariz é mais cómodo e prático, visto que o nariz regula a humidade e a temperatura do ar inspirado e serve de filtro para agentes nocivos. Apenas nas situações em que não é possível respirar pelo nariz, utilizamos como alternativa a respiração pela boca.
No entanto, as vias respiratórias superiores dos bebés (fossas nasais, seios perinasais e boca) têm uma estrutura imatura, que se vai transformando e que atinge a maturidade entre os 13 e os 16 anos. É devido a essa imaturidade que o sistema respiratório de um bebé é diferente.
Nos bebés, a trompa de Eustáquio está numa posição mais horizontal. Isto dificulta a drenagem das secreções do ouvido que se acumulam muito facilmente. É por esta razão que os bebés sofrem de otite com mais frequência do que os adultos.
O seu palato mole está muito próximo da epiglote (a cartilagem que fecha a comunicação entre a faringe e a laringe e impede que, ao engolir, os alimentos passem para o aparelho respiratório). Isto significa que até aos 6 meses, aproximadamente, os bebés não conseguem respirar pela boca e são forçados a respirar pelo nariz, sendo portanto necessário evitar situações que causem a obstrução deste órgão.

Devido a esta dificuldade e ao reduzido diâmetro das suas fossas nasais, qualquer obstrução do nariz do bebé irá provocar dificuldades a nível da respiração, alimentação ou sono, podendo ainda causar otites, rinossinusites ou outras complicações.
Para manter as fossas nasais do bebé limpas e sem mucosidades, a lavagem com água do mar é extremamente benéfica.

1) “Oral breathing in newborn infants”, The Journal of Pediatrics; vol 107; Issue 3; Sep 1985; 465-469; 
2) “Are infants really obligatory nasal breathers?”; Clin Pediatr; Oct 2011; 40810);567-569)

http://demaeparamae.pt/artigos/sabia-que-seu-bebe-nao-sabe-respirar-boca

Sem comentários: