O Centro de Promoção, Formação e Acompanhamento de Amas, adiante designado por Centro de Amas, situado na Canada Penha de França, 117, Pico da Urze 9700-149 freguesia de São Pedro, é uma das valências do Grupo Social de Santo Agostinho e do Centro Comunitário da Casa do Povo do Porto Judeu, destinado a promover a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança tendo em vista a sua inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.
(Conforme Regulamento Interno abaixo se apresenta os objectivos gerais e específicos do Centro de Amas).
(Conforme Regulamento Interno abaixo se apresenta os objectivos gerais e específicos do Centro de Amas).
Tem como objectivos gerais:
1- Assegurar o acolhimento diurno de crianças promovendo actividades pedagógicas e sócio-educativas.
2- Integrar crianças com Necessidades Educativas Especiais (devidamente comprovadas), contribuindo para uma sociedade plena, sem discriminação ou exclusão, promovendo o direito de oportunidade de igualdades.
3- Promover a criação e manutenção de actividades e serviços que desenvolvam acções de carácter pedagógico, recreativo, desportivo e de acção sócio-cultural, que contribuam para o desenvolvimento integral e de inserção familiar e comunitária das crianças.
4- Participar com os Serviços de Acção Social Local e com situações de disfunção social, ou de problemas de saúde em crianças ou família, com vista ao seu enquadramento.
5- Promover a formação e actualização dos conhecimentos das Amas através da formação em exercício e acções de formação complementares, nomeadamente quanto ao desenvolvimento da criança e atitudes pedagógicas do adulto, bem como noções práticas de cuidados com as crianças.
6- Fornecer instruções relativas à alimentação das crianças, repouso, actividade lúdica, saúde, prevenção de acidentes, bem como outros elementos de apoio à actividade das Amas.
7- Promover a inter-relação entre Amas e os pais através de comunicações abertas numa partilha de cuidados e responsabilidades sobre o processo evolutivo das crianças.
8- Avaliar a rentabilidade educativa e social da prestação de serviços, nomeadamente através do confronto com outras actividades de acolhimento de crianças do mesmo grupo etário.
9- Assegurar o acolhimento das crianças durante os impedimentos pontuais das Amas.
10- Facilitar o contacto entre famílias e os serviços de apoio.
11- Atender o público em geral e permitir as inscrições das Amas e das crianças.
Tem como objectivos específicos:
1. O Centro de Amas deve assegurar, com estabilidade e qualidade, a continuidade dos cuidados assegurados pela família, não esquecendo que o desenvolvimento de cada criança é individual, caracterizado por transições específicas, tempos estáveis e regressões. Assim sendo, apresenta os seguintes objectivos:
a) Proporcionar o atendimento individualizado à criança num clima de segurança afectiva e física que contribua para o seu desenvolvimento global encorajando a partilha de experiências, respeitando os seus interesses lúdicos, preferências, ritmos próprios, etc;
b) Promover e/ou apoiar, em colaboração com a família, a vigilância da criança e colaborar no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência, encaminhando adequadamente as situações detectadas;
c) Colaborar estreitamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades, em todo o processo evolutivo de cada criança.
Sem comentários:
Enviar um comentário