sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Espaço Fixo do Centro de Amas
Este espaço está localizado na sede do Grupo Social de Santo Agostinho, próximo do Gabinete Técnico do Centro de Amas.
O espaço encontra-se devidamente equipado e as crianças ficam ao cuidado da Educadora de Infância e/ou Ajudante de Educação do Centro.
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Curso Básico de Primeiros Socorros - 2º Período
O primeiro grupo teve formação nos dias 17, 18 e 19 e o segundo grupo a 25, 26 e 27 de Novembro, das 9:00 às 17:00.
O Centro de Amas sentiu necessidade de dividir as Amas em dois grupos tendo em consideração a área de residência da Ama, tornando assim possível que as Amas acolham as crianças de outra Ama durante o período formativo. Para o efeito, foi utilizado igualmente o espaço fixo do Centro.
Amanhã, colocaremos, aqui, no blog mais informações sobre o espaço fixo.
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
terça-feira, 25 de novembro de 2008
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Planificação semanal de 24 a 28 de Novembro
Material a utilizar: desenho impresso (molde nº 36) de casa e lápis de cor grossos.
Dia 25 de Novembro - Recorrendo ao trabalho do dia anterior, com tinta azul e dedos fazer traços pequenos na parte superior da folha, como forma de fazer pingos de chuva.
Material a utilizar. Tinta azul, trabalho do dia anterior.
Não esquecer: Criança leva para casa.
Dia 26 de Novembro - Mobilidade Física: Sentados no chão com pernas abertas, fazer jogo da “bola rolante”, fazer deslizar a bola, entre as pernas, de uns para os outros, tendo noção da dimensão da força, do espaço e da posição do outro (Técnica Execução de Habilidades de Manipulação).
Material a utilizar: bola
Dia 27 de Novembro - Realização de jogos de encaixe na mesa de trabalho “Quebra-Cabeças pequenos” (Técnica Habilidade de Encaixe).
Dia 28 de Novembro - Fazer desenho livre em folha lilás, tamanho A4, recorrendo a lápis de cera. (Técnica Pintura).
Material a utilizar: folha A4 lilás; lápis de cera.
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Actividade Direitos da Criança
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Dia Internacional dos Direitos da Criança
Hoje celebra-se um dia muito importante, para assinalar esta data nas Amas fez-se as seguintes actividades:
Dia 19 de Novembro: Elaborar postal em forma de sapo (ver molde nº 35) em cartolina verde, e com dedo fazer pontinhos com tinta amarela (Técnica Pintura).
Material a utilizar: cartolina verde em tamanho A4 e tinta amarela, molde nº 35
Dia 20 de Novembro: Pintar cartolina em tamanho A5 cor-de-laranja, recorrendo a lápis de cor clara, para posteriormente escrever os direitos da criança.
Não esquecer: de elaborar a faixa superior e escrever: “Dia Internacional dos Direitos da Criança”, nome/data, e colá-la nas mãos do sapo; nos pés do sapo, colar o cartão em tamanho A5, cor-de-laranja, com os Direitos da Criança.
Criança leva para casa o trabalho.
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Parabéns João!!
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Curso Básico de Primeiros Socorros
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Informação/Prevenção sobre despiste de patologias
A palestrante, Dra. Goretti Silva, abordou algumas patologias, tais como: Síndrome de Asperger; Autismo; Hiperactividade; Dislexia.
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Sono
Para tornar um ambiente propício, acolhedor, e familiar, será relevante atender aos hábitos pessoais de cada criança (objecto transitivo).
Em suma, os bebés devem ser deitados sempre que necessitam, na sua cama, com a chupeta, fralda ou boneco conforme estão habituados.
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Refeição
O respeito pelo horário das refeições, pela introdução de novos alimentos, pelo ritmo individual de cada criança e, ainda, por uma alimentação adequada e rica são elementos a não esquecer.
Higiene
Cabe à Ama, fazer desta rotina um momento de prazer, satisfação e partilha para ambos, de modo a não se tornar numa tarefa rápida, “maçuda” e pouco interactiva.
O momento da higiene pode constituir uma ocasião privilegiada para a construção de sentimentos essenciais de segurança e reconhecimento.
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Acolhimento
Na segunda fase do acolhimento, a Ama acomoda as crianças na manta para iniciar um momento de conversação introduzindo o contexto diário; canta; faz jogos; conta histórias; capta a atenção da criança de uma forma lúdica, mas igualmente pedagógica.
Sugestões de Acolhimento:
- Momento de conversação introduzindo algumas regras de comportamento (“sentar com pernas e braços cruzados à chinês”); questionar o dia anterior (“o que fizeram?”…); falar sobre o dia da semana, sobre o tempo, sobre a presença e nomes das crianças, idade; nomeação do Chefe da Sala…
- Momento das canções (livres ou alusivas a épocas festivas) recorrendo a batimentos corporais, instrumentos improvisados, com coreografias…
- Momento dos Jogos (“o cão e o osso”; “menino escondido”; “objecto escondido”; …).
- Momento da história recorrendo a livros, fantoches, cartões, procedendo à sua dramatização e exploração.
- Momento da visualização/exploração de livros ilustrados não esquecendo o sentido pedagógico da mensagem de cada livro.
Finalmente, e no final do acolhimento, a Ama deve fazer a introdução à actividade orientada.
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Rotina Diária
As situações de rotina constituem momentos privilegiados de interacção adulto/criança, durante as quais o adulto pode conversar com as crianças, criar, jogar, falar, sorrir, estabelecendo uma relação afectuosa com cada criança, uma vez que cada uma delas é única e tem necessidades diferentes.
Estas rotinas proporcionam à criança segurança, orientam a sua acção, pois vão progressivamente adquirindo uma noção de tempo e espaço e percebendo a sequência dos vários acontecimentos diários.
Momentos Específicos da Rotina Diária:
O acolhimento, a mudança de fralda, as refeições e o sono, fazem parte de uma rotina diária organizada que deve ser mantida, sendo no entanto flexível, tendo em atenção as necessidades de cada criança, respeitando os diferentes ritmos, hábitos e preferências de cada bebé.
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Planificação semanal de 10 a 14 de Novembro
Terça dia 11 (S. Martinho) - Colorir desenho impresso de castanha, em folha amarela A4, com tinta castanha, recorrendo a tinta castanha e pincel (Técnica de Pintura ).
Material a entregar: molde nº 34 (castanha em folha A4 amarela).
Não esquecer. Criança leva para casa o trabalho.
Quarta dia 12 - Mobilidade Física: Fazer o jogo do “esconde-esconde”. A criança terá de procurar alguns objectos escondidos no espaço, contornando obstáculos, passando por baixo da mesa… (Técnica Realização de habilidades de Locomoção/Manipulação).
Quinta dia 13 - Rasgar folhas de jornal ou revistas velhas em tiras finas e grossas e colá-las numa folha de papel A3 (Técnica Rasgagem e colagem)
Material a providenciar: jornais ou revistas velhas.
Sexta dia 14 - Na mesa de trabalho, proceder à apresentação/exploração de um livro variado com imagens ilustradas
(Técnica Visualização de uma história com imagens).
Material a entregar: livro infantil com imagens ilustradas.
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
A Brincar
Durante o dia é importante que a criança tenha um período de tempo para explorar livremente tudo o que a rodeia, enquanto a criança brinca, estimula a criatividade, o imaginário, o jogo simbólico/representação desenvolvendo as capacidades cognitivas, como o sentido critico, o espírito de curiosidade, o espírito de iniciativa, a solução para problemas, adquire noções de concentração e de esforço. Estas capacidades são de extrema importância para a sua vida futura.
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
O lápis
No dia 4, recorrendo ao trabalho do dia anterior (Lápis colorido), colaram aparas de lápis sobre o desenho, recorrendo a lápis, apara-lápis e cola (Técnica Colagem).
O resultado final ficou muito bonito.
terça-feira, 4 de novembro de 2008
A Ama como agente de socialização
“O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade.”
Karl Mannheim
A Ama é agente de socialização porque tem a responsabilidade de transmitir às crianças padrões de cultura, normas, valores, conhecimentos, etc, considerados fundamentais para a criança se poder integrar na sociedade.
O modo de agir e de se comportar da Ama é assimilado directamente pela criança que tende a imitar o modelo a que assiste.
Todos nós enquanto educadores temos a responsabilidade de sermos modelos de actuação, agindo em conformidade e zelando pelo bom exemplo.