O acolhimento é um dos momentos específicos da rotina diária e deverá ser feito pela Ama, disponível para conversar com quem traz a criança, de forma a saber como passou a noite, como acordou, a que horas comeu, compreendendo assim melhor a criança.
Na segunda fase do acolhimento, a Ama acomoda as crianças na manta para iniciar um momento de conversação introduzindo o contexto diário; canta; faz jogos; conta histórias; capta a atenção da criança de uma forma lúdica, mas igualmente pedagógica.
Sugestões de Acolhimento:
- Momento de conversação introduzindo algumas regras de comportamento (“sentar com pernas e braços cruzados à chinês”); questionar o dia anterior (“o que fizeram?”…); falar sobre o dia da semana, sobre o tempo, sobre a presença e nomes das crianças, idade; nomeação do Chefe da Sala…
- Momento das canções (livres ou alusivas a épocas festivas) recorrendo a batimentos corporais, instrumentos improvisados, com coreografias…
- Momento dos Jogos (“o cão e o osso”; “menino escondido”; “objecto escondido”; …).
- Momento da história recorrendo a livros, fantoches, cartões, procedendo à sua dramatização e exploração.
- Momento da visualização/exploração de livros ilustrados não esquecendo o sentido pedagógico da mensagem de cada livro.
Finalmente, e no final do acolhimento, a Ama deve fazer a introdução à actividade orientada.
Na segunda fase do acolhimento, a Ama acomoda as crianças na manta para iniciar um momento de conversação introduzindo o contexto diário; canta; faz jogos; conta histórias; capta a atenção da criança de uma forma lúdica, mas igualmente pedagógica.
Sugestões de Acolhimento:
- Momento de conversação introduzindo algumas regras de comportamento (“sentar com pernas e braços cruzados à chinês”); questionar o dia anterior (“o que fizeram?”…); falar sobre o dia da semana, sobre o tempo, sobre a presença e nomes das crianças, idade; nomeação do Chefe da Sala…
- Momento das canções (livres ou alusivas a épocas festivas) recorrendo a batimentos corporais, instrumentos improvisados, com coreografias…
- Momento dos Jogos (“o cão e o osso”; “menino escondido”; “objecto escondido”; …).
- Momento da história recorrendo a livros, fantoches, cartões, procedendo à sua dramatização e exploração.
- Momento da visualização/exploração de livros ilustrados não esquecendo o sentido pedagógico da mensagem de cada livro.
Finalmente, e no final do acolhimento, a Ama deve fazer a introdução à actividade orientada.
1 comentário:
Parabêns pelo blog
Muito informativo
Já agora só por curiosidade, como é feito o acolhimento com os bebés?
Enviar um comentário