A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) emitiu um comunicado alertando para os perigos do excesso de consumo de espinafres e alface por parte de bebés e crianças até aos três anos.
Segundo a entidade europeia, os níveis de nitratos nestes vegetais não são preocupantes para a maioria das crianças, mas mais de 200 gramas diários podem gerar alterações na hemoglobina.
«Os bebés e jovens crianças, de um aos três anos, que consomem grandes quantidades de espinafres com elevados níveis de nitrato, podem, por vezes, ter um nível de ingestão que leve ao risco de metahemoglobinémia (uma condição que reduz o fornecimento de oxigénio ao corpo) que não pode ser excluído», pode ler-se no site da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
«O nitrato ocorre naturalmente nos vegetais e são encontrados níveis particularmente elevados em vegetais de folha como a alface e o espinafre. No corpo humano o nitrato é convertido em nitrito que, em níveis elevados, pode levar à metahemoglobinémia», explica-se ainda.
A EFSA alerta também para algumas utilizações de vegetais de folha que podem acelerar a conversão de nitrato em nitrito: quando transformados em puré e quando são cozinhados e guardados à temperatura ambiente durante longos períodos.
A propósito desta notícia, o Diário de Notícias contactou alguns especialistas que, apesar de desconhecerem este alerta, lembram que as doses estudadas são superiores ao que uma criança come habitualmente
«Não é nada comum uma criança ingerir 200 gramas deste legumes por dia», afirmou Libério Ribeiro, pediatra e imunoalergologista.
«Se se variar, nunca corre este risco», afirmou, por sua vez, Alexandra Bento, da Associação Portuguesa de Nutricionistas, acrescentando: «Comer 200 gramas de legumes é um exagero».
Sem comentários:
Enviar um comentário