quinta-feira, 30 de junho de 2011
"Bom dia amiguinhos"...
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Pasta de sal...
terça-feira, 28 de junho de 2011
"Raio de Sol"...
Flor que desabrocha,
raio de sol que tudo ilumina em seu redor…
Inocência tão jovem… tão bela…
Não cresças, eterna criança!
Fica para sempre presa nos laços da infância,
sobre as estrelas do teu céu…
Deixa que a luz desponte em ti,
que o vento sopre orgulhoso no nosso jardim:
“Nasceu uma nova flor…”
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Planificação Semanal de 27 de Junho a 01 de Julho...
Hoje: Realizar jogo “ping pong aquático”, duas crianças de cada vez, recorrendo a colheres e bola de pequena dimensão (sugestão: bolas feitas com pp de jornal) (Técnica de Desenvolvimento de Motricidade Fina/ Contacto com meio aquático).
Material a utilizar: recipiente de grande dimensão com água, colheres, bola.
3ª feira: Na mesa de trabalho, proceder à apresentação/exploração de um livro variado com imagens ilustradas (Técnica Visualização de uma história com imagens).
Material a utilizar: livro infantil com imagens ilustradas.
4ª feira: Mobilidade Física: recolher um objecto/brinquedo colocado por debaixo de um túnel, feito com duas cadeiras grandes e um cobertor (Técnica Realização de Habilidades de Locomoção (Deslizar)/ Manipulação).
Material a utilizar: objectos, 2 cadeiras, cobertor.
5º feira: Proceder a carimbagem, recorrendo a almofada e folha A4 colorida (Técnica Carimbagem).
Material a utilizar: folha A4 colorida, almofada, carimbos.
6ª feira: Manipular digitinta sobre a mesa de trabalho, de modo a recriar forma (Técnica de Expressão Plástica (exercitar motricidade fina).
Material a utilizar: recipiente, farinha, pequena porção de: água, detergente, tinta verde.
Não Esquecer: Tirar “fotografia” ao desenho que a criança recriou, calcando folha A3.
quarta-feira, 22 de junho de 2011
terça-feira, 21 de junho de 2011
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Planificação Semanal de 20 a 24 de Junho
Hoje: Modelar de forma livre massa de farinha, recorrendo aos ingredientes necessárias (Técnica Modelagem).
Material a utilizar: farinha, água, manteiga.
Terça - Celebração do Início do Verão: Colorir desenho impresso: “Tweety gosta do Verão”, recorrendo a pontas de feltro e a colagens, com papel celofane amarelo e azul, por forma a recriar o céu azul, mar e o sol (Técnica Pintura/Colagem).
Material a utilizar: desenho impresso (molde nº 151), pontas de feltro, cola, papel celofane.
Quarta: Mobilidade Física: executar, por imitação, diferentes tipos de saltos, na horizontal, vertical, pernas fechadas, abertas, pés juntos percorrendo espaço, pé coxinho, avião… Poderá ser ao ritmo de música (Técnica Execução de Habilidades de Locomoção/Equilíbrio).
Material a utilizar: leitor de cd.
Quinta:
Sexta: Amas da Praia da Vitória: Em folha de papel A3 amarela fazer estampagem com pedrinhas ou pequenos galhos, utilizando tintas variadas (Técnica Estampagem).
Material a utilizar: folha A3 amarela, pedrinhas e galhos de pequeno porte, tintas.
Não esquecer: adquirir folhas pequenas das árvores ou pequenos galhos em espaço exterior, caso estejam as condições climáticas favoráveis.
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Ondulações de comportamento
Imagine as águas espelhadas de um lago. Aparentemente, tudo está sereno mas, de repente, sente-se uma perturbação à superfície e são visíveis ondas de choque que vão diminuindo à medida que se afastam do centro desequilibrado. O que terá sucedido? Uma pedra lançada da margem? O salto de um peixe ou de outra criatura das profundezas? Uma rajada de vento? Ou o conjunto de todas estas circunstâncias?
Quando se apercebem de alguma perturbação na forma de agir do seu fi lho – seja ela a repetição das birras, o uso constante do «não» ou um isolamento social tido como excessivo – muitos pais procuram uma origem única e até explicações patológicas para esse abalo. Esquecendo-se de que a complexa equação do comportamento humano é feita de inúmeros dados e incógnitas. E que, no caso das crianças, desvendar essa equação começa nos pais.
Estar atento e receptivo aos sinais que a criança dá – «desde que nasce» – e familiarizado com os traços que a definem é, por isso, meio caminho andado não só para conhecer a forma habitual de ela agir como detectar alterações. Que vão acontecer, mais tarde ou mais cedo. Se elas se tornam desafios a superar ou problemas aparentemente insolúveis depende de outro tipo de temperamento: o da família.
quinta-feira, 16 de junho de 2011
quarta-feira, 15 de junho de 2011
As pantalonas
terça-feira, 14 de junho de 2011
Planificação Semanal de 14 a 17 de Junho
Hoje: Na mesa de trabalho, proceder à apresentação/exploração de um livro variado com imagens ilustradas
(Técnica Visualização de uma história com imagens).
Material a utilizar: livro infantil com imagens ilustradas.
Quarta: Mobilidade Física: percorrer percurso orientado, com diferentes planos de altura (Técnica Realização de Habilidades de Equilíbrio).
Material a utilizar: cadeiras, corda/fio.
Não Esquecer: preparar previamente o percurso: corda, arco, cadeiras em fila, corda...
Quinta: Rasgar revistas e folhas de jornal, em retalhos de pequena dimensão, para posteriormente colocá-los em garrafa grande (Técnica de Desenvolvimento da Motricidade Fina/Precisão do movimento das mãos e dedos).
Material a utilizar: revistas, jornais, garrafa vazia.
Sexta: Recorrendo a guardanapos de papel coloridos ou com motivos (película de papel), colá-los numa folha de papel A3, para posteriormente, com tinta preta fazer pequenos traços decorativos (Técnica Pintura/ Colagem).
Material a utilizar: guardanapos, pincel, tinta preta, cola.
quinta-feira, 9 de junho de 2011
E ele move-se!
Quando o bebé nasce, traz ainda a forma da barriga da mãe. Vem enroladinho, pernas e braços encolhidos, como que a proteger-se do mundo novo que o espera. Lentamente, vai desenrolando, perdendo a estranheza e ganhando a curiosidade. Quer ver tudo, saber tudo e para tal terá de se mexer.
Os primeiros movimentos executados por um bebé são tentativas de explorar as superfícies que o rodeiam. O sentido do tacto está bem activo e é por isso que o colo o acalma mais do que tudo. É normal também o bebé agitar muito os braços e as pernas durante as primeiras semanas. São contorções que mostram que está pouco confortável, infeliz ou muito estimulado. Cedo descobre que se fincar os calcanhares é impulsionado para cima. Daí que, quando deixamos o bebé sozinho no berço, ele suba até bater com o topo da cabeça na cabeceira. É a sua primeira forma de locomoção.
Muitos dos primeiros movimentos do bebé são reflexos, que vão desaparecendo ao longo dos meses. Por exemplo, sempre que o bebé, deitado de costas, vira a cabeça para o lado, provoca a extensão do braço do mesmo lado, enquanto o outro se mantém encolhido. Esta postura é chamada de reflexo tónico-cervical ou de reflexo de esgrimista, pois faz lembrar as posições de esgrima. Serve para que o bebé possa descobrir a mão e desaparece antes de conseguir rolar, o que acontecerá por volta dos três meses.
Nessa altura, já estará completamente esticado e pronto para rolar sobre si próprio. É mais fácil virar-se estando de barriga para baixo, embora alguns bebés comecem por virar mesmo estando de costas. Rolar é mais uma etapa no rápido desenvolvimento do bebé. Deve ser encorajado e aplaudido. Mas como não se sabe quando este dia vai chegar, o mais seguro é nunca deixar o bebé sozinho no muda-fraldas ou na cama de casal, mesmo que seja só por um instante. Pode rebolar e cair. É que cada etapa alcançada traz sempre uma alegria e um motivo de cuidado.
http://www.paisefilhos.pt/index.php/homepage-mainmenu-1/notas-menu-noticias-60/3534-e-ele-move-se
quarta-feira, 8 de junho de 2011
Um quadro de alegria
terça-feira, 7 de junho de 2011
No mundo do sonho
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Planificação Semanal de 6 a 9 de Junho
Segunda: Modelar plasticina livremente recorrendo a acessórios, recriando figuras reconhecíveis (Técnica Modelagem).
Não Esquecer: Providenciar rolos de pp higiénico (um por criança), para actividade do dia 09.
Terça: Mobilidade Física: apanhar, rastejando, diversos brinquedos/objectos que se encontram no limite do espaço ou corredor e colocá-los em recipiente ou caixa. Para complexificar o movimento, executá-lo algumas vezes de barriga para baixo e outras de barriga para cima (Técnica Realização de Habilidades de Manipulação/Locomoção).
Material a utilizar: variados brinquedos/objectos, recipiente.
Quarta: “Dia Mundial dos Oceanos” Colorir desenho impresso: “Tom&Jerry na praia”, recorrendo a lápis de cor grossos, recriando igualmente a areia, fazendo colagem com sal grosso (Técnica Pintura/Colagem).
Material a utilizar: desenho impresso (molde nº 150), lápis de cor, cola, sal grosso.
Não Esquecer: preparar sal grosso com antecedência, colorindo-o com giz amarelo/castanho sobre folha de jornal. Escrever nome/data alusivas, frase simbólica. Criança leva para casa lembrança.
Quinta: Celebração do “Dia de Santo António”
Material a utilizar: rolo de pp higiénico, papel de lustro verde, cola, cartolina e marcador, tinta, pincel.
Não esquecer: escrever nome/data/rima para criança levar para casa a lembrança.
Sexta:
sexta-feira, 3 de junho de 2011
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Postal do dia da criança
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Dia Mundial da Criança
Foi quando em 1946, a ONU (Organização das Nações Unidas), começou a tentar mudar esta situação, deu-se então o surgimento da UNICEF que é conhecida mundialmente pelo que faz pelas crianças em todo o mundo! Apesar de todos os esforços na altura, ainda era difícil fazer com que o mundo olhasse para os direitos das crianças, então em 1950 a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propos a ONU que fosse criado um dia dedicado as crianças em todo o mundo. Este dia foi comemorado pela primeira vez em 1 de Junho de 1950.A ONU reconheceu desde então que qualquer criança, independentemente da raça, cor, sexo, o direito a:
- amor e compreensão;
- alimentação;
- cuidados médicos;
- educação ;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz .
Em 20 de Novembro de 1959, foi passado estes direitos para o papel e então foi legalmente aprovado a "Declaração dos Direitos das Crianças", foi um reconhecimento muito importante; embora nem sempre sejam cumpridos. Esta Declaração trata-se de uma lista de 10 principios. Em 1989, a ONU aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento com um conjunto de leis para protecção dos mais; e em 1990 tornou-se lei internacional.