Um artigo publicado na “American Psychologist”, a revista da associação americana de psicólogos, revelou quatro benefícios dos videojogos, baseando-se nos resultados de várias investigações.
Aqui estão em resumo:
1. Benefícios cognitivos
“Contrariamente às crenças de que jogar jogos de vídeo é intelectualmente preguiçoso e sedativo, verifica-se que estes jogos promovem uma ampla gama de habilidades cognitivas”, pode ler-se no artigo. “Isto é particularmente verdade nos videojogos de tiros (muitas vezes chamado jogos de ação), muitos dos quais são violentos”. Os estudos demonstram que quem joga este tipo de jogos, tem melhores capacidades de navegação espacial, raciocínio, memória e perceção.
2. Benefícios motivacionais
O feedback imediato e consistente dos jogos de vídeo (por exemplo, através de pontos, moedas, becos sem saída em quebra-cabeças) mostra como o esforço contínuo pode recompensar, explicam os investigadores. Os jogadores mantêm-se em motivação constante, equilibrando experiências de sucesso e de frustração.
3. Benefícios emocionais
“Os jogos estão entre os meios mais eficazes de fazerem as crianças e jovens gerarem sentimentos positivos”, lê-se no artigo. Além disso, promovem estratégias de resolução de problemas e alguns jogos podem melhorar o humor, promover o relaxamento e diminuir a ansiedade.
4. Benefícios sociais
Ao contrário dos estereótipos, o jogador médio não é um inapto social, defendem os autores. E explicam: "Muitos dos jogos de hoje exigem multijogadores e "mais de 70 por cento dos jogadores joga com um amigo, seja em equipa ou em competição”.
Sem comentários:
Enviar um comentário