segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Parabéns Safira!

Parabéns Safira.
Felicidades pelo teu primeiro aniversário.
Muitos beijinhos.

Planificação Semanal de 31 Agosto a 04 de Setembro


Segunda - Recorrendo a pincel grosso, pintar uma folha A3 branca, apenas com tinta verde, fazendo pressão com o pincel, de modo a fazer salpicos de diferentes tonalidades verdes (Técnica Pintura).

Material a utilizar: folha A3, tinta verde, pincel.

Terça – Início do Ano Lectivo - Utilizando o trabalho do dia anterior, recorrer à mesma técnica de salpicos, mas recorrendo a tintas de cores diferentes (vermelho, roxo, amarelo, azul), por forma a recriar um “pequeno jardim” pitoresco.

Material a utilizar: trabalho do dia anterior, tintas, pincel.
Não Esquecer: com marcador reproduzir flores, folhas.

Quarta - Mobilidade Física: Utilizando rolos de papel higiénico, enfiá-los numa barra sustentada na vertical. (Técnica Execução de Habilidades de Manipulação).

Material a utilizar: barra, suporte.

Quinta - Modelar plasticina de forma livre (Técnica Modelagem).

Material a utilizar: plasticina, acessórios.

Sexta - Na mesa de trabalho, proceder à apresentação/exploração de um livro variado com imagens ilustradas (Técnica Visualização de uma história com imagens).

Material a utilizar: livro infantil com imagens ilustradas.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A Tela - Final


Apresenta-se, hoje, o resultado final da tela. Como era de esperar a tela ficou muito bonita.
Aproveita-se para relembrar que hoje é a entrega das avaliações das crianças que frequentaram a Ama desde o início do ano lectivo. A entrega será efectuada no gabinete técnico do Centro de Amas, entre as 16:30 e as 18:30.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Crianças, vamos lavar os dentes

Os hábitos criam-se muito cedo. E lavar os dentes não é excepção. Se as crianças forem ensinadas a lavar os dentes logo desde cedo, há fortes probabilidades de o fazerem toda a vida.
Nada mais normal: para se calar uma criança dá-se-lhe um rebuçado, uma bolachinha ou então «mergulha-se» a chucha em mel ou açúcar. Por enquanto, ela não chora e, se voltar à birra, então reforça-se a dose. «Não faz mal» ou «É só uma vez por outra» são algumas das expressões mais ouvidas da boca dos pais ao referirem-se a esta prática.

O problema é que, lentamente, isso torna-se num hábito e a pouco e pouco os dentes vão «sofrendo» com as doses excessivas de açúcar. O resultado é óbvio: cáries, consultas ao dentista, dores, etc..

É por isso que se torna «extremamente importante começar a falar em higiene oral às crianças», defende o Prof. Mexia de Almeida, da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. Para este professor da disciplina de Medicina Preventiva, é fundamental «conseguir que as crianças adquiram o hábito da higiene oral».

E tem de ser muito cedo, salienta Mexia de Almeida: «Está-se hoje a colocar as crianças a escovar os dentes ou a iniciar a sua higiene oral logo quando começam a ter dentes. Portanto, entre os seis meses e um ano de idade.»

Nesta altura inicial, tão importante como uma boa escovagem é a condução de flúor para os dentes, que vai ajudar as crianças a protegerem-se de eventuais cáries. Aqui, o importante é que a escovagem comece por ser uma brincadeira e se torne num hábito. Só assim se perpetuará pela vida fora.

Se numa primeira fase os pais têm de se esforçar para convencer os filhos a lavar os dentes, a partir dos cinco ou seis anos eles já têm destreza manual para fazer isso sozinhos.

O ideal, sugere Mexia de Almeida, é as crianças até aos 12 meses escovarem os dentes uma vez por dia, à noite. A partir dos dois anos devem lavar os dentes duas vezes por dia, uma de manhã e outra à noite. Se escovarem também depois de almoço não virá mal nenhum ao mundo, pelo contrário.

texto do Dr. Miguel Alexandre Ribeiro
http://saude.sapo.pt/artigo-print.html?id=760673&uri=/artigos/index.html?id=760673&pagina=

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Lavar as mãos

No seguimento da publicação de ontem, sugere-se este vídeo como um bom incentivo para que as crianças lavem as mãos.

Explique a importância de o fazer, demonstre o procedimento da lavagem, dê um reforço positivo sempre que a criança o faça (exemplo: vês, as tuas mãos cheiram tão bem) e cante a canção com elas.

A canção é fácil e divertida e é, igualmente, um bom momento de partilha de afectos entre o adulto e a criança.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

O espirro

Lave sempre muito bem as mãos e assegure-se de que as crianças que tem ao seu cuidado também o fazem. O adulto deve incutir nas crianças hábitos de higiene fundamentais, tais como, lavar as mãos regularmente.

Assim previne-se as contaminações e as doenças.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Parabéns Ama Odília...

Muitos Parabéns e Felicidades plenas!
Desejamos-lhe um dia feliz cheio de surpresas!
Beijinhos e abraços.

Planificação Semanal de 24 a 28 de Agosto


Segunda Feira - Colorir desenho impresso: “barquinho no horizonte”, utilizando lápis de cor grossos (Técnica Pintura).

Material a utilizar: desenho impresso (molde nº 80), lápis de cor.

Terça Feira - Fazer estampagem em folha A3, utilizando tinta e rolos de papel de higiénico, reproduzindo círculos (Técnica Estampagem).

Material a utilizar: rolos de papel higiénico, tintas, cartolina, tesoura.
Não Esquecer: colocar base circular de cartolina num dos lados do rolo.

Quarta Feira - Mobilidade Física: Passar por baixo de barra sustentada pela ama, sem tocar com o corpo, em diferentes níveis de altura, começando do mais alto para o mais baixo (Técnica Execução de Habilidades de Locomoção/Equilíbrio/Manipulação).

Material a utilizar: barra
Não Esquecer: recorrer a música ambiente, para criar ambiente .

Quinta Feira - Fazer desenho livre em folha A4 colorida (vermelha) recorrendo apenas a lápis de cor amarela (Técnica Pintura).

Material a utilizar: folha A4 vermelha, lápis de cor amarela

Sexta Feira - Realização de jogos de encaixe na mesa de trabalho “Quebra-Cabeças pequenos” (Técnica Habilidade de Encaixe).

Material a utilizar: jogos de encaixe.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A Tela - Continuação



Na tela as crianças têm utilizado cores diversificadas e recorrido a diferentes objectos, tais como, pincéis, bolas da piscina, rodas de carros, blocos de construção, entre outros, para servir de moldes e criar figuras diferenciadas que embelezam a tela.
As nossas crianças são verdadeiras artistas e criatividade não lhes falta.
Adoramos trabalhar com elas.
Bom trabalho.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Parabéns Ama Belina...

Feliz aniversário, Ama Belina. Os seus meninos mandam-lhe muitos beijinhos e abraços.
Um dia muito alegre e muitas, muitas felicidades e sucessos.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Brincadeiras em grupo

A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar os seus sentimentos. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança (http://www.educador.brasilescola.com/comportamento/a-importancia-brincar.htm).
Durante as brincadeiras em grupo, as crianças têm a possibilidade de enfrentar os desafios propostos em prol do equilíbrio nas relações sociais. Trata-se de uma aprendizagem para a vida adulta, já que é uma maneira de elas aprenderem a lidar com as suas frustrações.
Brincar é uma importante forma de comunicação e, por meio dela, a criança pode reproduzir o seu quotidiano. Mas vale lembrar que cada faixa etária tem uma necessidade e um interesse diferente durante a brincadeira. Crianças muito pequenas têm maior dificuldade em dividir os seus brinquedos, enquanto as maiores gostam de jogos em grupo. (http://www.minhavida.com.br/materias/saude/A+importancia+do+brincar+para+o+desenvolvimento+infantil.mv).

terça-feira, 18 de agosto de 2009

A Tela





As crianças que se encontram, temporariamente, no espaço fixo estão a pintar uma tela para decorar o espaço.
Ontem, coloriram só com tinta amarela, hoje vão aplicar a tinta azul.
Vai ficar uma tela linda, depois mostramos o resultado final.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Planificação Semanal de 17 a 21 de Agosto


Segunda - Fazer rasgagem, utilizando papel de seda azul e verde de modo a obter tiras finas, para depois colá-las, alternando suas cores, em folha A3, recriando o “fundo do mar” (Técnica Rasgagem/Colagem).

Material a utilizar: papel de seda azul/verde, folha A3, cola.

Terça - Recorrendo ao trabalho do dia anterior, “fundo do mar”, fazer com pontas dos dedos, pontinhos, utilizando apenas tinta vermelha, por forma a imitar peixinhos no fundo do mar (Técnica Pintura).

Material a utilizar: trabalho do dia anterior, tinta vermelha.
Não Esquecer: ilustrar os peixinhos, fazendo olhos, boca e barbatanas.

Quarta - Mobilidade Física: executar jogos de movimento utilizando bolas, em que a criança apanha/atira a bola, em diversas direcções e explorando o espaço (Técnica Habilidades de Manipulação).

Material a utilizar: bolas

Quinta - Realização de jogos de encaixe na mesa de trabalho “Quebra-Cabeças pequenos”, ou puzzle, ou torres com peças de leggos (Técnica Encaixe).

Sexta – Dia Mundial do Mar - Recorrendo a material diversificado, tais como: copos de plástico, palhinhas, diferentes tipos de papel, rolhas, esferovite..., elaborar barcos de pequena dimensão, para colocá-los em recipiente com porção de água e explorar as suas características (Técnica de Expressão Plástica/desenvolvimento da motricidade fina).

Material a utilizar. material diversificado, recipiente de grande dimensão, água.
Não Esquecer: realizar a actividade em espaço exterior. Criança leva respectivo barco para casa como lembrança.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Bom Dia...

Que belo dia de sol, quero mandar muitos beijos e desejos de bom dia para a minha mãe e o meu pai.
Espero que gostem da surpresa.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A nossa Ama ausentou-se...

...e nós estamos a ter muita diversão no espaço fixo.
Esta é uma caracteristica importante do Centro de Amas, sempre que, por um motivo ou outro, a Ama tenha que se ausentar do exercício da sua actividade, as crianças são acolhidas noutra Ama das proximidades ou no espaço fixo.
As Amas raramente se ausentam, mas os encaregados de educação têm sempre assegurado o serviço de acolhimento do seu educando.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Eu gosto de fruta e de legumes

Na fase entre 2 e 4 anos, a criança precisa de ter uma alimentação que ofereça os nutrientes necessários para continuar a crescer e a desenvolver-se. Deve comer diferentes frutas ao longo do dia, ou então sumos naturais das próprias frutas, além de legumes e verduras na forma de sopas, saladas ou cozidos. Esses alimentos fornecem vitaminas, minerais e fibras.

http://www.santafe.edu.br/2009/3/7/Pagina479.htm

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Eu gosto de sopa

10 bons motivos para comer a sopa toda
Tanto o almoço como o jantar devem ser iniciados ou com uma peça de fruta (se quiser abrir o apetite) ou com um prato de sopa (se quiser sentir saciedade).


Eis 10 razões (entre muitas outras) para comer sopa:
· sacia
· é de fácil digestão
· é rica em fibras, vitaminas e sais minerais
· auxilia o bom funcionamento intestinal
· habitualmente apesar de variada, tem poucas calorias
· ajuda na prevenção da obesidade
· regula o colesterol
· ajuda a regular o apetite
· equilibra qualquer dieta alimentar
· é muito saborosa em qualquer variante

http://1001dicas.blogspot.com/2008/05/10-bons-motivos-para-comer-sopa-toda.html

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Parabéns Silvano...

Parabéns Silvano pelo teu terceiro aniversário (9/08/2009).
Um beijinho muito grande para ti e muitas felicidades.

Planificação Semanal de 10 a 14 de Agosto


Segunda - Na mesa de trabalho, modelar algumas figuras reconhecíveis em plasticina, animais (cão, gato, pato, caracol) ou elementos da natureza (flor, arvore, folhas…) (Técnica Modelagem).

Material a utilizar: plasticina, acessórios.

Terça - Em folha A3, utilizar lápis de cera e objectos variados para fazer seu contorno no papel (Técnica de desenvolvimento do traço gráfico ).

Material a utilizar: lápis de cera, objectos.

Quarta - Mobilidade Física: executar diferentes tipos de saltos, na horizontal, vertical, com as pernas fechadas, abertas, pés juntos, pé-coxinho, avião…, percorrendo o espaço. (Técnica Execução de Habilidades de Locomoção/Equilíbrio).

Quinta - Na mesa de trabalho, proceder à apresentação/exploração de um livro variado com imagens ilustradas
(Técnica Visualização de uma história com imagens).

Material a utilizar: livro infantil com imagens ilustradas.

Sexta
- Recorrendo ao livro explorado no dia anterior, tentar reproduzir uma figura ilustrada simples, com o apoio do adulto, utilizando folha A4 e lápis de cor (Técnica de desenvolvimento do traço gráfico).

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Os bebés prematuros e a música

Os efeitos da música nos bebés prematuros. Quando um bebé nasce prematuramente, ou seja, pelo menos três semanas antes da data prevista, muitos dos seus órgãos não se encontram maduros. É um bebé que pode ter problemas no seu ritmo cardíaco, dificuldades respiratórias, circulatórias e renais, apresentar baixo peso, e encontrar-se mais propenso a doenças.
Cada dia são mais os bebés que nascem antes do tempo, e a recuperação requer muito tempo e dedicação. Considerando essa situação, March of Dimes (organização não-governamental dedicada a promover a saúde na gravidez e nos bebés), realizou um estudo com 500 mil nascimentos prematuros, em que se utilizou os efeitos e benefícios da música como alternativa terapêutica para sua saúde. Observou-se que com os cuidados necessários e alternativas como a musicoterapia, a saúde dos bebés prematuros havia melhorado notavelmente.
Com efeito, em alguns hospitais já se usa a música clássica ou instrumental como parte da terapia. Alguns vão mais além, podem utilizar as canções de embalar e outros sons agregados como o das batidas do coração ou o som do útero. A música tranquiliza a mente e cada um dos órgãos do bebé prematuro, fazendo com que a probabilidade de que ele sobreviva (hoje em torno de 70%), aumente.
A música e os bebés prematuros
A música ajuda a reduzir alguma dor, a estabilizar o sono e a frequência cardíaca dos bebés, para que ganhem peso e se sintam mais seguros no ambiente do hospital. Além disso, a música ajuda a diminuir o stress dos pais e do pessoal médico. É importante que quando o bebe vá para a sua casa, os pais continuem estimulando-o com uma música tranquila e relaxada. Com a música, os bebés comerão e dormirão melhor, estarão mais relaxados e livres de stress. A música acelera ou retarda o ritmo cerebral, a circulação, respiração, digestão e o metabolismo; aumenta ou diminui a energia muscular; altera o sistema imunológico; e aumenta a actividade neuronal nas zonas do cérebro relacionadas à emoção.
A música também pode despertar, estimular e desenvolver diversas emoções e sentimentos. Incita e favorece a expressão, estimula a concentração e a memória, e favorece o aprendizado, assim como o desenvolvimento e o crescimento dos bebés.
Um estudo publicado nos “Archives of Disease in Childhood”, revela que a música reduz a dor e incentiva a alimentação de bebés prematuros.
Segundo investigadores da University of Alberta notaram que a música tem efeitos benéficos em determinados parâmetros fisiológicos, estados comportamentais e na redução da dor durante alguns procedimentos médicos a que os bebés prematuros são submetidos.
Liderados por Manoj Kumar, investigadores analisaram o efeito da música nos bebés que eram submetidos a procedimentos dolorosos, como a circuncisão e o teste do pezinho para obter amostras de sangue. Para avaliar o benefício da música, foram medidos o ritmo cardíaco, a frequência respiratória, a saturação de oxigénio e a dor.
Nos ensaios que envolveram a circuncisão, a música teve efeitos benéficos no ritmo cardíaco, na saturação de oxigénio e na dor. Os ensaios que envolveram o teste do pezinho também mostraram que a música conduzia à diminuição da dor. Foi ainda observado que a música melhorava a taxa de alimentação dos bebés.
http://br.guiainfantil.com/educacion-musical/436-bebes-prematuros-e-a-musica-.html

Imagens de:
http://www.meloteca.com/jardim-brincadeiras.htm

http://www.bebeinfantis.com/musicas_infantis_para_ouvir_gratis_letras.htm

http://natal.ig.com.br/noticias/2008/11/05/radio_de_natal_2098344.html

http://presto.s4.bizhat.com/presto-ftopic83-0-asc-30.html

http://www.good4kids.com.br/2009/04

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Espelho meu, espelho meu...


Quem consegue ficar impassível diante do espelho? Ninguém. Muito menos os bebés. Eles adoram observar a sua imagem porque isso os leva a um mundo de descobertas. "É óptimo para ajudar a criança a reconhecer o seu corpo", diz Orlei Araújo, pediatra do Hospital Santa Marina, em São Paulo. No espelho, por exemplo, o seu filho percebe que as mãos, que estão sempre na boca, têm braços.

Descobertas
Os bebés também treinam a fala diante do espelho, dando gritinhos. Esse diálogo e o estímulo dos pais contribuem para o reconhecimento final: por volta dos 10, 11 meses, a criança percebe que é dela a imagem no espelho.
Sou eu, sou eu!
A maioria dos bebés identifica-se no espelho a partir do décimo mês, "mas é normal e esperado que a criança descubra isso até os 18 meses", avisa o pediatra Orlei Araújo. Caso não aconteça com o seu filho, convém fazer uma observação ao pediatra. "A criança autista, às vezes, não consegue perceber que a imagem reflectida no espelho é dela nem que é uma pessoa separada da mãe", alerta Anne Lise.
Entre o segundo e o terceiro mês, o bebé sorri para qualquer rosto, inclusive o seu reflectido no espelho. Não é que ele se reconheça. Antes dessa descoberta, explora o espelho como qualquer outro brinquedo. Diverte-se com o reflexo que vê: o de outra criança. Depois do quinto mês é capaz de identificar os pais no espelho. Olha para a imagem e para quem estiver a seu lado, confirmando a informação. Quando começa a gatinhar, o desafio do bebé diante do espelho é entender como aquela imagem, que ainda não reconhece como sua, está lá. Intrigadíssimo, faz investigações atrás do objecto.

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI17396-15162,00.html

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Banheira Shantala

É frequente os bebés chorarem durante o banho nas banheiras convencionais, agitando os braços freneticamente como se tentassem agarrar ou tocar em qualquer coisa. Uma das explicações para este comportamento é que o bebé, quando desenvolve a sua memória a partir do sexto mês de gestação, fica acostumado ao ambiente do útero materno: protegido, aquecido, meio aquático e escurecido.
Quando se começa a dar banho ao bebé, a água em contacto com a sua pele activa a sua memória e ele percebe que está num ambiente luminoso, pouco aquecido e que não está na posição em que ele costumava ficar (posição fetal) enquanto no útero da mãe. Assim, os bebés, na sua maioria, enrijecem os braços e as pernas, movimentos incentivados pelo sistema nervoso central. Esses movimentos geram contracções e descontracções do intestino, ocasionando cólicas nos bebés algum tempo depois do banho.Os pais, por sua vez, com medo de não segurar bem o bebé, têm receio de encher bem a banheira de água, o que impossibilita o bebé de desfrutar do prazer de estar imerso dentro da água e assim relaxar.
Com a banheira Shantala este processo é muito mais simples, proporcionando aos pais e ao bebé uma experiência relaxante desde os primeiros dias após o seu nascimento.
Benefícios
:: Na banheira Shantala o bebé sente-se seguro na familiar posição fetal que o acompanhou durante meses no útero materno, atingindo mais facilmente o relaxamento. Relaxando, vai conseguir dormir melhor e terá menos cólicas.
:: Pelo facto da área de superfície da água ser bem reduzida, a água não arrefece tão rapidamente, dando aos pais e ao bebé mais tempo para apreciar o banho.
:: O peso do bebé diminui devido à água, dando mais segurança aos pais.
:: Pode-se dar banho ao bebé em qualquer parte da casa, porque é fácil de carregar (possui alças ergonómicas) mesmo quando cheia, além de ser muito estável e segura.
:: Rapidamente se enche, necessitando de pouca água, o que permite que seja utilizada rapidamente, em qualquer altura.
:: Para além de dar o banho ao bebé por motivos de higiene, poderá mergulhá-lo em água para o relaxar, no final ou no início da massagem, para aliviar as cólicas, para o “refrescar” num dia de muito calor, etc.
:: Bebés que choram muito ou que dormem pouco, rapidamente relaxam quando mergulhados na banheira Shantala.

http://www.gimnogravida.pt/destaquesContainer_69

terça-feira, 4 de agosto de 2009

A Higiene Pessoal

O momento da higiene é a base indispensável para garantir o bem-estar da criança. Cabe à Ama, fazer desta rotina um momento de prazer, satisfação e partilha para ambos, de modo a não se tornar numa tarefa rápida, “maçuda” e pouco interactiva.
Por outro lado, o momento da higiene pode constituir uma ocasião privilegiada para a construção de sentimentos essenciais de segurança, empatia e reconhecimento.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Planificação Semanal de 03 a 07 de Agosto


Segunda - Colorir desenho impresso “melancia apetitosa” utilizando lápis de cor vermelha, verde e amarela (Técnica Pintura).

Material a utilizar: molde de desenho impresso (molde nº 79), lápis de cor.

Terça - Recorrendo ao trabalho do dia anterior “melancia apetitosa”, utilizando tinta preta e dedo, recriar pevides da fruta através de pontinhos pretos (Técnica Pintura).

Material a utilizar: trabalho do dia anterior, tinta preta.

Quarta - Mobilidade Física: Sentados no chão com pernas abertas, fazer jogo da “bola rolante”, fazer deslizar a bola, entre as pernas, de uns para os outros, trabalhando a noção de espaço e força (Técnica Execução de Habilidades de Manipulação).

Material a utilizar: bola média ou grande.

Quinta - Realização de jogos de encaixe na mesa de trabalho “Pirâmide das Surpresas”, puzzle, ou construção de torres com peças de leggos (Técnica Encaixe).

Material a utilizar: jogos de encaixe, puzzles.

Sexta - Utilizando um recipiente de grande dimensão (pana), com uma porção de água, transferir com copo a água, para outro recipiente da mesma dimensão (Técnica Sensorial).

Material a utilizar: 2 recipientes de grande dimensão, copo, água.