quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Banheira Shantala

É frequente os bebés chorarem durante o banho nas banheiras convencionais, agitando os braços freneticamente como se tentassem agarrar ou tocar em qualquer coisa. Uma das explicações para este comportamento é que o bebé, quando desenvolve a sua memória a partir do sexto mês de gestação, fica acostumado ao ambiente do útero materno: protegido, aquecido, meio aquático e escurecido.
Quando se começa a dar banho ao bebé, a água em contacto com a sua pele activa a sua memória e ele percebe que está num ambiente luminoso, pouco aquecido e que não está na posição em que ele costumava ficar (posição fetal) enquanto no útero da mãe. Assim, os bebés, na sua maioria, enrijecem os braços e as pernas, movimentos incentivados pelo sistema nervoso central. Esses movimentos geram contracções e descontracções do intestino, ocasionando cólicas nos bebés algum tempo depois do banho.Os pais, por sua vez, com medo de não segurar bem o bebé, têm receio de encher bem a banheira de água, o que impossibilita o bebé de desfrutar do prazer de estar imerso dentro da água e assim relaxar.
Com a banheira Shantala este processo é muito mais simples, proporcionando aos pais e ao bebé uma experiência relaxante desde os primeiros dias após o seu nascimento.
Benefícios
:: Na banheira Shantala o bebé sente-se seguro na familiar posição fetal que o acompanhou durante meses no útero materno, atingindo mais facilmente o relaxamento. Relaxando, vai conseguir dormir melhor e terá menos cólicas.
:: Pelo facto da área de superfície da água ser bem reduzida, a água não arrefece tão rapidamente, dando aos pais e ao bebé mais tempo para apreciar o banho.
:: O peso do bebé diminui devido à água, dando mais segurança aos pais.
:: Pode-se dar banho ao bebé em qualquer parte da casa, porque é fácil de carregar (possui alças ergonómicas) mesmo quando cheia, além de ser muito estável e segura.
:: Rapidamente se enche, necessitando de pouca água, o que permite que seja utilizada rapidamente, em qualquer altura.
:: Para além de dar o banho ao bebé por motivos de higiene, poderá mergulhá-lo em água para o relaxar, no final ou no início da massagem, para aliviar as cólicas, para o “refrescar” num dia de muito calor, etc.
:: Bebés que choram muito ou que dormem pouco, rapidamente relaxam quando mergulhados na banheira Shantala.

http://www.gimnogravida.pt/destaquesContainer_69

1 comentário:

Joana Melo disse...

Que gira banheira!! Tem um efeito quase hipnótico :) Ainda não vi esse modelo de banheira por cá, mas no continente já há de certeza, quero oferecer uma ao meu sobrinho, que está quase a nascer.
Obrigada pela dica, beijinhos