Os amigos imaginários podem fazer uma grande companhia às crianças mas também podem ajudar no desenvolvimento da linguagem, revela um estudo neozelandês publicado na revista Child Development.
Os investigadores da University of Otago avaliaram a capacidade linguística de 48 crianças de ambos os sexos, com cinco anos e meio de idade. Deste universo, 23 crianças tinham amigos imaginários.
A capacidade linguística das crianças foi avaliada com base no seu vocabulário e na sua capacidade de contar uma história ficcional a um boneco ou de construir uma história realista baseada num passeio ou acontecimento familiar.
Apesar de os investigadores não terem encontrado diferenças significativas em termos de vocabulário, as crianças com amigos imaginários contavam histórias fictícias e reais com mais pormenores. Nas histórias fictícias as crianças colocavam mais diálogos e nas histórias reais davam mais informações sobre hora e lugar em comparação com as crianças sem amigos imaginários.
Os investigadores lembram que a capacidade das crianças para contar histórias indica uma futura capacidade de leitura e que por essa razão as diferenças encontradas neste estudo são importantes indicadores de um futuro desempenho escolar positivo.
Os investigadores da University of Otago avaliaram a capacidade linguística de 48 crianças de ambos os sexos, com cinco anos e meio de idade. Deste universo, 23 crianças tinham amigos imaginários.
A capacidade linguística das crianças foi avaliada com base no seu vocabulário e na sua capacidade de contar uma história ficcional a um boneco ou de construir uma história realista baseada num passeio ou acontecimento familiar.
Apesar de os investigadores não terem encontrado diferenças significativas em termos de vocabulário, as crianças com amigos imaginários contavam histórias fictícias e reais com mais pormenores. Nas histórias fictícias as crianças colocavam mais diálogos e nas histórias reais davam mais informações sobre hora e lugar em comparação com as crianças sem amigos imaginários.
Os investigadores lembram que a capacidade das crianças para contar histórias indica uma futura capacidade de leitura e que por essa razão as diferenças encontradas neste estudo são importantes indicadores de um futuro desempenho escolar positivo.
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